Repository logo
 
Publication

Deus, Fonte de todo o amor : uma reflexão a propósito da Unidade Letiva 1 do 8º ano : O Amor Humano

datacite.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religiãopt_PT
dc.contributor.advisorPalma, Alexandre Coutinho Lopes de Brito
dc.contributor.advisorGarcia Ambrosio, Juan Francisco
dc.contributor.authorLopes, Elisabete Maria Morgado
dc.date.accessioned2020-05-25T14:20:45Z
dc.date.available2020-05-25T14:20:45Z
dc.date.issued2020-04-21
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractAo longo deste Relatório final faz-se uma análise crítica sobre a Unidade Letiva 1 “O Amor Humano” do 8 ano de escolaridade do Programa de Educação Moral e Religiosa Católica. Quando se fala de amor, tema recorrente, por ser inerente à existência humana, na maior parte dos casos, fala-se com o sentido de amor romântico/erótico. É também essa a abordagem da Unidade Letiva “O Amor Humano”. A disciplina de EMRC deveria dar uma visão mais ampla e profunda do amor. O amor humano, também, tem a ver com o afeto, a amizade e a caridade. Além disso, sendo a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, esta deveria dar a visão cristã do amor. Há uma estreita ligação, para os cristãos, entre o amor divino e o amor humano. Esta visão seria uma forma de dar a conhecer a perspetiva cristã do amor e de dar a possibilidade dos alunos percecionarem o dom que é o amor. Nesse sentido, além da base teológica e pedagógica que fundamentam esta visão, é apresentado um modelo de uma possível reestruturação desta unidade letiva e um plano de aula que foi experienciado durante a Prática de Ensino Supervisionada.pt_PT
dc.description.abstractDuring this abstract a critical analysis will be made about the learning unit 1 “Human Love” taken from the School Curriculum of Catholic Religious and Moral Education, concerning year 8. Love, a recurrent topic, due to the fact that it is inherent in the human existence, is, in the majority of cases, used in a romantic / erotic sense. This is also the approach of love in the learning unit “Human Love”. The school subject, Catholic Religious and Moral Education, should give us a broader and deeper approach of love. Human love is also related to affection, friendship and charity. Moreover, the subject of Catholic Religious and Moral Education should present a Christian view of love. For the Christians there is a narrow bond between divine love and human love. This view would be a way to raise awareness of the Christian perspective on love and a way to give students the opportunity to perceive the gift which is love. In this sense, besides, a theological and pedagogical basis which ground that view, a template of a possible restructure of this learning unit and a lesson plan which has been experienced during a supervised learning practise are shown.pt_PT
dc.description.abstractTout au long de ce compte rendu final il y a une analyse critique de l’Unité Lective1 «L’Amour Humain» de la 8ème année de scolarité du programme de l’Enseignement Moral et Religieux Catholique. Quand on parle d’amour, sujet récurrent, pour être inhérent à l’existence humaine, dans la plupart des cas, on parle dans le sens d’amour romantique/érotique. C’est aussi cet abordage qui est présent dans l’Unité Lective « L’Amour Humain ». La discipline d’Enseignement Moral et Religieux Catholique (EMRC) devrait donner une vision plus élargie et profonde de l’amour. L’amour humain a, aussi, un rapport avec l’affection, l’amitié et la charité. En plus, en étant la discipline d’Enseignement Moral et Religieux Catholique, celle-ci, devrait donner une vision chrétienne de l’amour. Il y a une étroite liaison, pour les Chrétiens, entre l’amour divin et l’amour humain. Donner cette vision serait une manière de faire connaître la perspective chrétienne de l’amour et de donner la possibilité, aux élèves, de comprendre le don qu’est l’amour. Ainsi, au-delà de la base théologique et pédagogique qui soutiennent cette vision, il est présenté un modèle d’une possible reformulation de cette unité lective et un plan de cours qui a été expérimenté pendant la Pratique d’Enseignement Supervisionée.pt_PT
dc.identifier.tid202481719pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/30585
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Moral e Religiosa Católica (EMRC)pt_PT
dc.subjectDeuspt_PT
dc.subjectTrindadept_PT
dc.subjectAmorpt_PT
dc.subjectAfetopt_PT
dc.subjectAmizadept_PT
dc.subjectCaridadept_PT
dc.subjectCatholic Religious and Moral Education (EMRC)pt_PT
dc.subjectGodpt_PT
dc.subjectTrinitypt_PT
dc.subjectLovept_PT
dc.subjectAffectionpt_PT
dc.subjectFriendshippt_PT
dc.subjectCharitypt_PT
dc.subjectEnseignement Moral et Religieux Catholique (EMRC)pt_PT
dc.subjectDieupt_PT
dc.subjectTrinitépt_PT
dc.subjectAmourpt_PT
dc.subjectAffectionpt_PT
dc.subjectAmitiépt_PT
dc.subjectCharitépt_PT
dc.titleDeus, Fonte de todo o amor : uma reflexão a propósito da Unidade Letiva 1 do 8º ano : O Amor Humanopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Religiosaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Elisabete Lopes_MCR.pdf
Size:
1.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format