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Deus, Fonte de todo o amor : uma reflexão a propósito da Unidade Letiva 1 do 8º ano : O Amor Humano
datacite.subject.fos | Humanidades::Filosofia, Ética e Religião | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Palma, Alexandre Coutinho Lopes de Brito | |
dc.contributor.advisor | Garcia Ambrosio, Juan Francisco | |
dc.contributor.author | Lopes, Elisabete Maria Morgado | |
dc.date.accessioned | 2020-05-25T14:20:45Z | |
dc.date.available | 2020-05-25T14:20:45Z | |
dc.date.issued | 2020-04-21 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.description.abstract | Ao longo deste Relatório final faz-se uma análise crítica sobre a Unidade Letiva 1 “O Amor Humano” do 8 ano de escolaridade do Programa de Educação Moral e Religiosa Católica. Quando se fala de amor, tema recorrente, por ser inerente à existência humana, na maior parte dos casos, fala-se com o sentido de amor romântico/erótico. É também essa a abordagem da Unidade Letiva “O Amor Humano”. A disciplina de EMRC deveria dar uma visão mais ampla e profunda do amor. O amor humano, também, tem a ver com o afeto, a amizade e a caridade. Além disso, sendo a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, esta deveria dar a visão cristã do amor. Há uma estreita ligação, para os cristãos, entre o amor divino e o amor humano. Esta visão seria uma forma de dar a conhecer a perspetiva cristã do amor e de dar a possibilidade dos alunos percecionarem o dom que é o amor. Nesse sentido, além da base teológica e pedagógica que fundamentam esta visão, é apresentado um modelo de uma possível reestruturação desta unidade letiva e um plano de aula que foi experienciado durante a Prática de Ensino Supervisionada. | pt_PT |
dc.description.abstract | During this abstract a critical analysis will be made about the learning unit 1 “Human Love” taken from the School Curriculum of Catholic Religious and Moral Education, concerning year 8. Love, a recurrent topic, due to the fact that it is inherent in the human existence, is, in the majority of cases, used in a romantic / erotic sense. This is also the approach of love in the learning unit “Human Love”. The school subject, Catholic Religious and Moral Education, should give us a broader and deeper approach of love. Human love is also related to affection, friendship and charity. Moreover, the subject of Catholic Religious and Moral Education should present a Christian view of love. For the Christians there is a narrow bond between divine love and human love. This view would be a way to raise awareness of the Christian perspective on love and a way to give students the opportunity to perceive the gift which is love. In this sense, besides, a theological and pedagogical basis which ground that view, a template of a possible restructure of this learning unit and a lesson plan which has been experienced during a supervised learning practise are shown. | pt_PT |
dc.description.abstract | Tout au long de ce compte rendu final il y a une analyse critique de l’Unité Lective1 «L’Amour Humain» de la 8ème année de scolarité du programme de l’Enseignement Moral et Religieux Catholique. Quand on parle d’amour, sujet récurrent, pour être inhérent à l’existence humaine, dans la plupart des cas, on parle dans le sens d’amour romantique/érotique. C’est aussi cet abordage qui est présent dans l’Unité Lective « L’Amour Humain ». La discipline d’Enseignement Moral et Religieux Catholique (EMRC) devrait donner une vision plus élargie et profonde de l’amour. L’amour humain a, aussi, un rapport avec l’affection, l’amitié et la charité. En plus, en étant la discipline d’Enseignement Moral et Religieux Catholique, celle-ci, devrait donner une vision chrétienne de l’amour. Il y a une étroite liaison, pour les Chrétiens, entre l’amour divin et l’amour humain. Donner cette vision serait une manière de faire connaître la perspective chrétienne de l’amour et de donner la possibilité, aux élèves, de comprendre le don qu’est l’amour. Ainsi, au-delà de la base théologique et pédagogique qui soutiennent cette vision, il est présenté un modèle d’une possible reformulation de cette unité lective et un plan de cours qui a été expérimenté pendant la Pratique d’Enseignement Supervisionée. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202481719 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/30585 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) | pt_PT |
dc.subject | Deus | pt_PT |
dc.subject | Trindade | pt_PT |
dc.subject | Amor | pt_PT |
dc.subject | Afeto | pt_PT |
dc.subject | Amizade | pt_PT |
dc.subject | Caridade | pt_PT |
dc.subject | Catholic Religious and Moral Education (EMRC) | pt_PT |
dc.subject | God | pt_PT |
dc.subject | Trinity | pt_PT |
dc.subject | Love | pt_PT |
dc.subject | Affection | pt_PT |
dc.subject | Friendship | pt_PT |
dc.subject | Charity | pt_PT |
dc.subject | Enseignement Moral et Religieux Catholique (EMRC) | pt_PT |
dc.subject | Dieu | pt_PT |
dc.subject | Trinité | pt_PT |
dc.subject | Amour | pt_PT |
dc.subject | Affection | pt_PT |
dc.subject | Amitié | pt_PT |
dc.subject | Charité | pt_PT |
dc.title | Deus, Fonte de todo o amor : uma reflexão a propósito da Unidade Letiva 1 do 8º ano : O Amor Humano | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências Religiosas | pt_PT |
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