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Advisor(s)
Abstract(s)
The garden is an organic and intricate field of intellectual knowledge immersed in
continuous dynamics of mutations, progressively accruing interdisciplinary complexity,
marked by fertile idiosyncrasies and subjectivities. Similar phenomena accompany the
myriad of the garden’s formal manifestations spanning from functional modesty, artistic
exuberance, and illusory fantasy. Since the establishment of the earliest forms of civilisation,
the garden responds to the human urge to appropriate nature and the world he inhabits as
well as translates the human’s conception of nature, of the world, and of himself. The
garden’s idiosyncrasies and subjectivities arise from the ambiguous hybridisation of nature
and culture. As a spatial discrete location, the garden is so assumed as a place of intentional
discourse, which conjoins with the garden’s artistry to endorse the garden’s status as an
aesthetic object. In such conditions, the garden consists of a semiotic system of
representation conveying meaning concerning immateriality of the human condition and,
furthermore, opening possibilities for alternative individual approaches endowing extended
perspectives of such meaning’s interpretation.
O jardim é um campo de conhecimento intelectual orgânico e intrincado imerso em contínuas dinâmicas de mutações, progressivamente acumulando complexidade interdisciplinar, marcada férteis idiossincrasias e subjetividades. Fenómenos semelhantes acompanham a miríade de manifestações formais do jardim abrangendo desde modéstia funcional, exuberância artística e fantasia ilusória. Desde o estabelecimento das primeiras formas de civilização, o jardim responde ao impulso humano de apropriação da natureza e do mundo que habita tal como traduz a concepção humana da natureza, do mundo e do homem. As idiossincrasias e subjetividades do jardim surgem da ambígua hibridização da natureza e de cultura. Enquanto localização discreta espacial, o jardim é assumido assim como lugar de discurso intencional, que se conjuga com a condição artística do jardim para secundar o status do jardim enquanto objeto estético. Nessas condições, o jardim consiste num sistema semiótico de representação que transmite significado sobre a imaterialidade da condição humana e, ademais, abre possibilidades para abordagens individuais alternativas que proporcionam perspectivas alargadas de interpretação desse significado.
O jardim é um campo de conhecimento intelectual orgânico e intrincado imerso em contínuas dinâmicas de mutações, progressivamente acumulando complexidade interdisciplinar, marcada férteis idiossincrasias e subjetividades. Fenómenos semelhantes acompanham a miríade de manifestações formais do jardim abrangendo desde modéstia funcional, exuberância artística e fantasia ilusória. Desde o estabelecimento das primeiras formas de civilização, o jardim responde ao impulso humano de apropriação da natureza e do mundo que habita tal como traduz a concepção humana da natureza, do mundo e do homem. As idiossincrasias e subjetividades do jardim surgem da ambígua hibridização da natureza e de cultura. Enquanto localização discreta espacial, o jardim é assumido assim como lugar de discurso intencional, que se conjuga com a condição artística do jardim para secundar o status do jardim enquanto objeto estético. Nessas condições, o jardim consiste num sistema semiótico de representação que transmite significado sobre a imaterialidade da condição humana e, ademais, abre possibilidades para abordagens individuais alternativas que proporcionam perspectivas alargadas de interpretação desse significado.
Description
Keywords
Garden Nature Culture Representation Meaning Jardim Natureza Cultura Representação Significado