Publication
O papel do humor e das celebridades no programa extremamente desagradável
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Comunicação | |
datacite.subject.sdg | 16:Paz, Justiça e Instituições Eficazes | |
datacite.subject.sdg | 10:Reduzir as Desigualdades | |
dc.contributor.advisor | Fonseca, Isadora de Ataíde | |
dc.contributor.author | Câmara, Gonçalo Nuno Coelho Bispo | |
dc.date.accessioned | 2025-04-24T15:06:10Z | |
dc.date.available | 2025-04-24T15:06:10Z | |
dc.date.issued | 2025-01-14 | |
dc.date.submitted | 2024-09 | |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo analisar a interação entre o humor, a liberdade de expressão e o politicamente correto, centrando-se no programa Extremamente Desagradável da Rádio Renascença. O foco recai sobre a forma como o humor de Joana Marques, ao satirizar celebridades mediáticas, questiona normas sociais sem incorrer em movimentos de cancel culture. O estudo propõe-se também explorar como o humor radiofónico pode ser uma plataforma crítica para a reflexão pública sobre o papel das celebridades e dos media na sociedade portuguesa. Metodologicamente, foi utilizada uma análise de conteúdo qualitativa, incidindo em 15 episódios selecionados com base na sua relevância e impacto mediático. A análise considerou a interação entre humor e celebridades, abordando como o humor desafia o politicamente correto e explora a liberdade de expressão no contexto mediático contemporâneo. Em conclusão, o estudo revela que Extremamente Desagradável utiliza o humor de forma eficaz para promover uma reflexão crítica sobre o papel das celebridades mediáticas e a influência dos media na sociedade contemporânea portuguesa. Ao explorar os limites do politicamente correto e a liberdade de expressão, o programa vai além do entretenimento, enriquecendo o debate público. A sátira de Joana Marques permite questionar as dinâmicas de poder e o impacto social das figuras mediáticas, demonstrando a relevância do humor como ferramenta de intervenção cultural e social. | por |
dc.description.abstract | This dissertation aims to analyse the interaction between humour, freedom of expression and political correctness, focusing on Rádio Renascença's Extremamente Desagradável programme. The focus is on how Joana Marques' humour, by satirising media celebrities, questions social norms without incurring in cancellation culture movements. The study also aims to explore how radio humour can be a critical platform for public reflection on the role of celebrities and the media in Portuguese society. Methodologically, a qualitative content analysis was used, focusing on 15 episodes selected based on their relevance and media impact. The analysis considered the interaction between humour and celebrities, addressing how humour challenges political correctness and explores freedom of expression in the contemporary media context. In conclusion, the study reveals that Extremamente Desagradável uses humour effectively to promote critical reflection on the role of media celebrities and the influence of the media in contemporary Portuguese society. By exploring the limits of political correctness and freedom of expression, the programme goes beyond entertainment to enrich public debate. Joana Marques' satire allows us to question the power dynamics and social impact of media figures, demonstrating the relevance of humour as a tool for cultural and social intervention. | eng |
dc.identifier.tid | 203898648 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/53056 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Media | |
dc.subject | Humor | |
dc.subject | Liberdade de expressão | |
dc.subject | Celebridade | |
dc.subject | Extremamente desagradável | |
dc.subject | Freedom of expression | |
dc.subject | Celebrities | |
dc.title | O papel do humor e das celebridades no programa extremamente desagradável | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Doutoramento em Ciências da Comunicação |