Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Tendências da mobilidade elétrica nas cadeias de abastecimento

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203042999.pdf942.11 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A mobilidade elétrica é um conceito que tem vindo a ser desenvolvido um pouco por toda a parte. É cada vez mais comum a utilização de veículos elétricos na sociedade, sejam estes automóveis, bicicletas, entre outros. A verdade é que a mobilidade elétrica, aos poucos, está a mudar a forma como as pessoas se movem no seu dia-a-dia, promovendo um meio de locomoção “limpo” e económico. Contudo, a mobilidade elétrica parece ainda não ter conseguido encontrar o seu espaço em todos os setores de atividade, como por exemplo no setor dos transportes e logística. Este é um setor fundamental na cadeia de abastecimento de muitas empresas, no entanto contribui em grande parte para a emissão de gases poluentes para a atmosfera. Nesse sentido, esta dissertação pretende aferir de que modo é que a mobilidade elétrica poderá impactar a cadeia de abastecimento. Deste modo, recorrendo à utilização de uma metodologia qualitativa, realizaram-se entrevistas a empresas do setor dos transportes e logística, de forma a perceber qual a sua visão relativamente aos veículos elétricos e a sua opinião relativamente a uma eventual transição para a utilização de uma frota elétrica. Através da pesquisa da literatura existente e da comparação com as respostas obtidas nas entrevistas, é possível concluir que os VE ainda necessitam de amadurecer a sua tecnologia, uma vez que, atualmente, ainda não conseguem satisfazer as necessidades das empresas de transportes e logística. No entanto, as empresas mostram abertura para apostar nesta tecnologia, assim que a mesma se encontre mais evoluída. No que diz respeito à cadeia de abastecimento, no caso de os custos relativos à utilização de VE demonstrarem ser mais baratos do que os custos associados aos veículos a combustão, o impacto que terá na cadeia de abastecimento será maioritariamente económico e ambiental.
Electric mobility is a concept that has been developed all over the world. It is increasingly common to use electric vehicles in society, whether these are cars, bicycles, and others. The truth is that electric mobility is changing the way people move in their daily lives, promoting a “clean” and economical means of transportation. However, electric mobility still seems to have not been able to find its space in all sectors of activity, such as in the transport and logistics sector. This is a fundamental sector in the supply chain of many companies however it contributes to the emission of polluting gases into the atmosphere. In this sense, this dissertation intends to assess how electric mobility can impact the supply chain. In this way, by using a qualitative methodology, interviews were carried out with companies in the transport and logistics sector, in order to understand their vision regarding electric vehicles and their opinion regarding a possible transition to the use of an electric vehicle electric fleet. Through the research of the existing literature and the comparison with the answers obtained in the interviews, it is possible to conclude that EVs still need to mature their technology, since, currently, they still cannot satisfy the needs of transport and logistics companies. However, companies are open to invest in this technology as soon as it becomes more advanced. Regarding the supply chain, if the costs related to the use of EVs prove to be cheaper than the costs associated with combustion vehicles, the impact it will have on the supply chain will be mainly economic and environmental.

Description

Keywords

Mobilidade elétrica Cadeia de abastecimento Veículos elétricos Transportes e logística Sustentabilidade na cadeia de abastecimento Electric mobility Supply chain Electric vehicles Transportation and logistics Sustainability in the supply chain

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue