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Abstract(s)
The beverage distribution market is very peculiar in Portugal, highly concentrated and ruthless when it comes to margins. After the 2007 market crash, the Portuguese beverage segment faced a couple of difficult years which meant that only the strongest and more adaptable companies survived. Amongst them was Garrafeira Soares, a company founded in 1983 that leads the market in the Algarve region, an area better-known for its tourism and hospitality market. This dissertation addresses an interesting national expansion phase that Garrafeira Soares went through in order to grow the business. The beverage distribution market is uncharacteristic in the sense that the market is fragmented in three regions (north, centre and south) that don’t compete with one another. Garrafeira Soares has the benefit of detaining distribution exclusivity (some on the Algarve and some nationally) on international brands, where they can enjoy better margins, and of having a sister company called Herdade da Malhadinha Nova, an internationally renowned Enotourism and producer of high quality wines. At its core, the case study revolves around a conflict of interest between both Garrafeira Soares and Herdade da Malhadinha Nova. In order for Garrafeira Soares to grow the business and expand nationally, it must find a strategic standpoint to avoid clashing with the already established distribution network of Herdade da Malhadinha Nova. The focus of this case study is the way Garrafeira Soares should grow and how can both companies benefit from one another. Growing from 27.000.000€ sales from 2013 to a little bit over 31.000.000€ sales from 2014 by only operating in the Algarve market, Garrafeira Soares believes that they have what it takes to be an international reference in the market. This dissertation starts by introducing readers with a Case Study that addresses the firm’s challenges, a Literature Review which provides evidence of past research and studies on related concepts and finishes with a Teaching Note offering a personal analysis on the case.
O mercado português da distribuição de bebidas é peculiar, muito concentrado e impiedoso no que toca a margens. Depois da crise de 2007, o mercado português de distribuição de bebidas enfrentou anos difíceis o que fez com que só as empresas mais fortes e que se adaptaram melhor às condições sobrevivessem. Dentro destas encontra-se a Garrafeira Soares, uma empresa fundada em 1983 que lidera o mercado na região do Algarve, uma região conhecida pelo seu mercado de turismo e hotelaria. Esta dissertação aborda uma fase interessante de expansão nacional que a Garrafeira Soares passou com o intuito de fazer crescer o negócio. O mercado de distribuição de bebidas é incaracterístico no sentido em que está fragmentado em três diferentes regiões (norte, centro e sul) que não entram em concorrência entre si. A Garrafeira Soares beneficia em deter contratos de distribuição exclusiva (tanto a nível regional como nacional) com marcas internacionais, onde pode disfrutar de margens mais atrativas, possui uma organização paralela chamada Herdade da Malhadinha Nova, uma propriedade internacionalmente conhecida pelo seu conceito de Enoturismo e pelos seus vinhos de grande qualidade. O amago deste case study revolve sobre um conflito de interesses entre ambas empresas, Garrafeira Soares e Herdade da Malhadinha Nova. Para a Garrafeira Soares se expandir nacionalmente e fazer crescer o seu negócio, terá de encontrar uma forma estratégica de o fazer sem entrar em conflito com a rede de distribuição nacional já existente da Herdade da Malhadinha Nova. O foco deste case study centra-se na forma em como a Garrafeira Soares se deve expandir e de que maneira ambas as empresas podem beneficiar com tal expansão. Crescendo de 27.000.000€ de vendas em 2013 para relativamente 31.000.000€ de vendas em 2014, estando apenas a exercer negócio no Algarve, a Garrafeira Soares crê que tem a capacidade para se tornar numa referência de mercado internacional. Esta dissertação começa por introduzir um Estudo de Caso que aborda os desafios da empresa, uma Revisão Bibliográfica que contem uma revisão de estudos e artigos passados de conceitos tratados e acaba com uma “Teaching Note” que consiste numa análise pessoal sobre o caso.
O mercado português da distribuição de bebidas é peculiar, muito concentrado e impiedoso no que toca a margens. Depois da crise de 2007, o mercado português de distribuição de bebidas enfrentou anos difíceis o que fez com que só as empresas mais fortes e que se adaptaram melhor às condições sobrevivessem. Dentro destas encontra-se a Garrafeira Soares, uma empresa fundada em 1983 que lidera o mercado na região do Algarve, uma região conhecida pelo seu mercado de turismo e hotelaria. Esta dissertação aborda uma fase interessante de expansão nacional que a Garrafeira Soares passou com o intuito de fazer crescer o negócio. O mercado de distribuição de bebidas é incaracterístico no sentido em que está fragmentado em três diferentes regiões (norte, centro e sul) que não entram em concorrência entre si. A Garrafeira Soares beneficia em deter contratos de distribuição exclusiva (tanto a nível regional como nacional) com marcas internacionais, onde pode disfrutar de margens mais atrativas, possui uma organização paralela chamada Herdade da Malhadinha Nova, uma propriedade internacionalmente conhecida pelo seu conceito de Enoturismo e pelos seus vinhos de grande qualidade. O amago deste case study revolve sobre um conflito de interesses entre ambas empresas, Garrafeira Soares e Herdade da Malhadinha Nova. Para a Garrafeira Soares se expandir nacionalmente e fazer crescer o seu negócio, terá de encontrar uma forma estratégica de o fazer sem entrar em conflito com a rede de distribuição nacional já existente da Herdade da Malhadinha Nova. O foco deste case study centra-se na forma em como a Garrafeira Soares se deve expandir e de que maneira ambas as empresas podem beneficiar com tal expansão. Crescendo de 27.000.000€ de vendas em 2013 para relativamente 31.000.000€ de vendas em 2014, estando apenas a exercer negócio no Algarve, a Garrafeira Soares crê que tem a capacidade para se tornar numa referência de mercado internacional. Esta dissertação começa por introduzir um Estudo de Caso que aborda os desafios da empresa, uma Revisão Bibliográfica que contem uma revisão de estudos e artigos passados de conceitos tratados e acaba com uma “Teaching Note” que consiste numa análise pessoal sobre o caso.