Repository logo
 
Publication

Perceções de avaliadores e avaliados sobre o atual modelo de ADD: conhecer para compreender e (re)agir

dc.contributor.authorArnaud, Paula
dc.contributor.authorRibeiro, Célia
dc.date.accessioned2021-05-24T09:25:52Z
dc.date.available2021-05-24T09:25:52Z
dc.date.issued2021-05-18
dc.description.abstractNo âmbito da atual gramática escolar, a supervisão pedagógica surge como uma estratégia de promoção do desenvolvimento organizacional e profissional, pelo que deverá ser percecionada como uma metodologia de trabalho que incentiva à (auto)crítica, desocultação de constrangimentos e (re)construção da profissionalidade docente. No entanto, no contexto da Avaliação de Desempenho Docente (ADD), a vertente supervisiva parece estar desvalorizada, não existindo consenso relativamente aos seus contributos para a construção do saber e para a melhoria do desempenho dos professores. A ADD tem-se constituído como uma prática social complexa, desgastante e, por vezes, com repercussões no ambiente interno das escolas. Consideramos que não deve ser entendida como uma ameaça e um constrangimento para os professores, mas antes ser encarada como um desafio e uma oportunidade, desencadeando processos supervisivos-avaliativos com reflexos na prática docente e preditores da aprendizagem e sucesso educativo de todos os alunos. Preocupados com os desafios e dilemas que integram esta problemática da supervisão pedagógica em contexto de ADD e tendo como objetivo geral analisar a perceção de avaliadores (internos e externos) e avaliados sobre o contributo das práticas de supervisão pedagógica para o desenvolvimento profissional em contexto de ADD, realizámos uma investigação de tipologia descritiva e quantitativa, onde foi aplicado um questionário, construído para o efeito, a 321 docentes da educação pré-escolar ao ensino secundário. Constatou-se que a supervisão pedagógica, a ADD e a observação de aulas não se desenvolveram de acordo com os referenciais teóricos, prevalecendo uma lógica mais sumativa e classificativa em detrimento da lógica formativa, de reflexão e apoio. Os professores consideram que o atual modelo de ADD está muito aquém do que era desejado no tocante ao seu contributo para a melhoria do desempenho e desenvolvimento profissional. Referem, no entanto, que a observação de aulas é pertinente e necessária, devendo estar inserida num projeto global de Escola para a melhoria e incluir o ciclo de supervisão pedagógica com vista a promover o trabalho colaborativo entre avaliador-avaliado, bem como privilegiar práticas de supervisão pedagógica, autoavaliação e autorreflexão sobre a prática.pt_PT
dc.description.abstractWithin the scope of the current school grammar, pedagogical supervision emerges as a strategy to promote organizational and professional development, so it should be perceived as a work methodology that encourages (self) criticism, unveiling of constraints and (re) construction of professionalism. teacher. However, in the context of Teacher Performance Assessment (TPA), the supervisory aspect seems to be devalued, with no consensus on its contributions to the construction of knowledge and to the improvement of teachers' performance. TPA has been constituted as a complex social practice, exhausting and sometimes with repercussions in the internal environment of schools. We believe that it should not be understood as a threat and a constraint for teachers, but rather be seen as a challenge and an opportunity, triggering supervisory-evaluative processes with reflections on teaching practice and predictors of learning and educational success for all students. Concerned with the challenges and dilemmas that integrate this problem of pedagogical supervision in the context of TPA and with the general objective of analyzing the perception of evaluators (internal and external) and evaluated on the contribution of pedagogical supervision practices to professional development in the context of TPA, we carried out an investigation of descriptive and quantitative typology, where a questionnaire, built for this purpose, was applied to 321 teachers from pre-school to secondary education. It was found that the pedagogical supervision, the ADD and the observation of classes did not develop according to the theoretical references, prevailing a more summative and classifying logic to the detriment of the training, reflection and support logic. Teachers consider that the current model of ADD falls far short of what was desired in terms of its contribution to improving performance and professional development. They refer, however, that the observation of classes is pertinent and necessary, and should be inserted in a global School project for improvement and include the cycle of pedagogical supervision with a view to promoting collaborative work between evaluator-evaluated, as well as privileging practices of pedagogical supervision, self-assessment and self-reflection on practice.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34632/gestaoedesenvolvimento.2021.10036pt_PT
dc.identifier.issn0872-556X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/33172
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAvaliação de desempenho docentept_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectObservação de aulaspt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectPerformance evaluationpt_PT
dc.subjectPedagogical supervisionpt_PT
dc.subjectClassroom observationpt_PT
dc.subjectProfessional developmentpt_PT
dc.titlePerceções de avaliadores e avaliados sobre o atual modelo de ADD: conhecer para compreender e (re)agirpt_PT
dc.title.alternativePerceptions of evaluators and ratings on the current TPA model: knowing to understand and (re)actpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage356pt_PT
oaire.citation.startPage329pt_PT
oaire.citation.titleGestão e Desenvolvimentopt_PT
oaire.citation.volume29pt_PT
person.familyNameRibeiro
person.givenNameCélia
person.identifier.ciencia-id3212-EF16-9B2E
person.identifier.orcid0000-0002-1000-6890
person.identifier.scopus-author-id57200572324
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication2e75da17-1320-4979-a837-21d67bb23b73
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2e75da17-1320-4979-a837-21d67bb23b73

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
10036_Texto_17348_1_10_20210518.pdf
Size:
646.42 KB
Format:
Adobe Portable Document Format