dc.contributor.author | Mesquita, Elza | |
dc.contributor.author | Formosinho, João | |
dc.contributor.author | Machado, Joaquim | |
dc.date.accessioned | 2017-07-17T11:56:12Z | |
dc.date.available | 2017-07-17T11:56:12Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Neste artigo visa-se a apresentação de resultados que ilustram uma perspetiva pedagógica onde é possível perceber, através dos processos formativos no contexto dos programas nacionais de formação contínua, a emergência de múltiplas possibilidades pedagógicas favorecedoras do processo cooperativo de aprendizagem. A temática em questão exigiu um quadro concetual sobre os processos de formação de profissionais que recupera a herança das práticas pedagógicas à luz do que foram acumulando e (re)elaborando no decorrer da experiência profissional seja perante processos de mudanças instituídas, seja perante inovações instituintes. As questões de investigação orientam-se para apreender que visão têm os professores, os coordenadores (também formadores) e os formadores sobre o trabalho colaborativo entre professores e de que forma pensam que os Programas de Formação Contínua teriam contribuído para a promoção desse tipo de trabalho. O objetivo é compreender as práticas pedagógicas dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa perspetiva colaborativa, importando delimitar o modo como os atores se organizam objetiva e subjetivamente na prática quotidiana e como valorizam a interação, considerando ainda a formação que realizaram e pressupondo que tenha tido efeitos construtivos na sua ação. Optamos por uma metodologia de caráter qualitativo e uma estratégia de pesquisa suportada no estudo de caso. Realizamos entrevistas semi-estruturadas a 6 professores e a 6 formadores (3 coordenadores + 3 formadores) dos Programas de Formação Contínua. Os dados provenientes do corpus das entrevistas foram organizados, codificados e categorizados. A sua organização foi sistemática e o seu tratamento foi efetivado ao longo de todo o processo investigativo através da análise de conteúdo. Os principais resultados da investigação permitem problematizar as condições de possibilidade de transformação das práticas profissionais e perspetivar os contextos de trabalho como espaços e tempos próprios para os professores trabalharem em conjunto, encorajando à experimentação de novas gramáticas pedagógicas suportadas numa cultura de colaboração. O estudo realizado mostra uma tensão na docência entre discursos e intenções, pois percebe-se que, por vezes, o que dizem fazer num contexto profissional onde prevalece um padrão de trabalho isolado e uma cultura individualista, em termos de estratégias em sala de aula e fora dela, é condicionado por perspetivas e orientações de grupos formais e informais que influenciam os seus valores e crenças e condicionam formas de se assumirem perante si e perante os outros, como transmissivos e individualistas, ligados a uma forte cultura pedagógica tradicional. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Mesquita, Elza, Formosinho, João, Machado, Joaquim (2014). Formação e trabalho: tradição e inovação nas práticas docentes. In Lopes, Amélia… [et al.] (orgs.) Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança. Ebook [Atas: II Encontro Luso Brasileiro, Novembro 2013, Porto, Portugal]. (329-340) Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativas. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8471-13-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/22541 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Formação contínua de professores | pt_PT |
dc.subject | Programas de formação | pt_PT |
dc.subject | Padrões de trabalho | pt_PT |
dc.subject | Cultura de colaboração | pt_PT |
dc.title | Formação e trabalho: tradição e inovação nas práticas docentes | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |