Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Impacto da sustentabilidade no comportamento de compra do consumidor

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203438868.pdf1.36 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Nos dias de hoje, cada vez mais o tema da sustentabilidade se tem vindo a revelar cada vez mais relevante. Essa crescente relevância e preocupação levou as pessoas a ficarem mais alerta e atentas e ponderadas no que diz respeito aos seus hábitos do dia-a-dia e respetivas consequências no ambiente, sociedade e economia. A legislação tem vindo a deixar-se moldar por fatores de sustentabilidade e as organizações igualmente, não só por consequência da lei, mas por preocupação e de forma a ir de encontro às necessidades e desejos dos consumidores. O propósito desta dissertação é perceber qual o impacto que a sustentabilidade tem na decisão e comportamento de compra do consumidor. De maneira a analisar este impacto e concluir o que pode ser feito para que este seja significativo, foi efetuada e uma revisão da literatura e em seguida um questionário a pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 80 anos. Este estudo permitiu concluir que de facto existe uma positiva perceção da sustentabilidade e a maioria dos consumidores dão importância ao tema e praticam ações sustentáveis. Ainda assim, existem muitos que não dão tanta importância ao tema devido a fatores como preço, falta de acesso à informação, transparência e confiança. Assim, entende-se que, para que a sustentabilidade impacte total ou quase totalmente o comportamento dos consumidores, existem ainda vários fatores a estudar e a desenvolver.
Nowadays, sustainability is becoming increasingly relevant. This growing relevance and concern has led people to become more alert, attentive and thoughtful with regard to their day-to-day habits and the respective consequences on the environment, society and economy. Legislation has also been shaped by factors of sustainability and so have organizations, not only as a consequence of the law but also out of concern and in order to meet the needs and wishes of consumers. The purpose of this dissertation is to understand the impact that sustainability has on consumer decision and purchasing behaviour. In order to analyse this impact and conclude what can be done so that it is significant, a literature review was made and then a questionnaire to people aged between 18 and 80 years old. With this study it was possible to conclude that, in fact, there is a positive perception of sustainability and most consumers find it important and apply sustainable actions. Still, there is a great part that does not give that much importance due to factors such as price, lack of access to information, transparency and trust. Thus, it is understood that, for sustainability to totally or almost totally impact the consumer behaviour, there are still several factors to be studied and developed.

Description

Keywords

Sustentabilidade Transparência Comunicação Comportamento do consumidor Sustainability Transparency Communication Consumers' choice

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue