Repository logo
 
Publication

A experiência da maternidade e ser estudante: scoping review

dc.contributor.authorCarneiro, Maria Teresa Cortes Moreira
dc.contributor.authorFigueiredo, Amélia Simões
dc.contributor.authorViana, Maria Clara Roquette
dc.contributor.authorMelo, Helena Cristina dos Santos Gonçalves de Bastos
dc.date.accessioned2024-06-19T08:20:46Z
dc.date.available2024-06-19T08:20:46Z
dc.date.issued2024-05-21
dc.description.abstractO sucesso no ensino superior é um enorme desafio para mães-estudantes. A investigação sobre o que determina a prossecução destes dois papéis, exige conhecer os fatores influenciadores e implica a implementação de estratégias. Objetivo: Mapear o conhecimento disponível na literatura científica sobre as experiências vividas pelas mães enquanto mães-estudantes. Materiais e métodos: Metodologia de Joanna Briggs Instittute. A pesquisa bibliográfica realizou-se em bases de dados via EBSCO, sem limites linguísticos, de publicações nos últimos 5 anos, com a conjugação dos seguintes termos: student-mothers, maternity, parenting, university education. Acrescentou-se ainda literatura cinzenta através do Google Scholar e RCAAP. Resultados: Obtiveram-se 631 artigos, dos quais 12 integram esta scoping review. Foram excluídos artigos de opinião e artigos sem abstract disponível. As mães-estudantes relatam a frequência no ensino superior como uma mais-valia para a sua vida e a dos seus filhos. No entanto, a conciliação destes dois papéis torna o ser mãe-estudante um enorme desafio. Os fatores influenciadores vão desde a carga emocional decorrente do afastamento dos filhos até à falta de apoio institucional e maior encargo económico. Conclusão: Equilibrar a maternidade e a vida académica constitui um enorme desafio, privilegiando um ou outro papel na procura incessante de equilíbrio, determinação e otimismo.pt_PT
dc.description.abstractSuccess in higher education is a huge challenge for student mothers. Investigating the factors that determine the pursuit of these two roles requires knowing their influencing factors and the implementation of strategies. Objective: To map the knowledge available in scientific literature about the experiences lived by student mothers. Materials and methods: Joanna Briggs Institute Methodology. The bibliographic research was done in databases via EBSCO, without linguistic limits, of publications in the last 5 years, with the combination of the following terms: student-mothers, maternity, parenting, university and education. Gray literature was also added through Google Scholar and RCAAP. Results: 631 articles were obtained, 12 of which are part of this scoping review. Opinion articles and articles without an abstract available were excluded. Student mothers report attending higher education added value to their lives and of their children. However, reconciling these two roles makes being a student mother a huge challenge. Influencing factors range from the emotional burden resulting from the absence of children to the lack of institutional support and greater economic burden. Conclusion: Balancing motherhood and academic life is a huge challenge, favoring one role or the other in the incessant search for balance, determination and optimism.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.24140/issn.1645-7250.rle62.07pt_PT
dc.identifier.eid85195144918
dc.identifier.issn1645-7250
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/45529
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectMães-estudantespt_PT
dc.subjectMaternidadept_PT
dc.subjectParentalidadept_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectStudent motherspt_PT
dc.subjectMaternitypt_PT
dc.subjectParentingpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.titleA experiência da maternidade e ser estudante: scoping reviewpt_PT
dc.title.alternativeThe experience of motherhood and being a student: scoping reviewpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage127pt_PT
oaire.citation.issue62pt_PT
oaire.citation.startPage109pt_PT
oaire.citation.titleRevista Lusofona de Educacaopt_PT
oaire.citation.volume62pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
100877516.pdf
Size:
237.59 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: