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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
All of us, consumers of a large scale of products in our daily lives, are constantly
being influenced by marketing strategies, often without realizing it. The strength
of marketing in consumers has not gone unnoticed in the business world and the
applicability of marketing in a business-to-business context has been gaining
more and more space impacting customers and suppliers. Knowing that industrial
equipment is unlikely to trigger emotions on its own, it is up to companies to
create a business network where the value is recognized far beyond the product
being purchased.
The study was produced aiming to understand the external and internal vision of
the company Olitrem and of the Industrial Refrigeration market where is inserted.
It begins with the literature review of various themes related to strategic
marketing; followed by a detailed analysis of the company and of the market in
which operates; then, a market study is applied to customers in different
segments and to members of the management in order to be able to cross data
and draw conclusions that are finally presented together with several suggestions
for future studies.
About 8 phone calls were made with members of management from different
departments to clarify internal and external points of view and online surveys
were also conducted. For these, 8 members of the company were included (100%
of response rate) and a total sample of 150 distribution channels customers
received the survey but just 89 responses were obtained and from these, only 68
were considered valid.
Todos nós, consumidores diários de produtos em grande escala, somos constantemente influenciados por estratégias de marketing, muitas vezes sem perceção de tal. A força do marketing nos consumidores não passou despercebida no mundo negocial empresarial e a aplicabilidade do marketing num contexto business-to-business tem vindo a ganhar cada vez mais espaço, impactando clientes e fornecedores. Reconhecendo que um equipamento industrial dificilmente gera emoções por si só, cabe às empresas criar uma rede de negócio em que o valor seja reconhecido muito além do produto que está a ser adquirido. Este estudo foi elaborado com o objetivo de compreender a visão externa e interna da empresa Olitrem e do mercado de refrigeração industrial onde se insere. O mesmo começa com a revisão literária contendo vários temas relacionados com marketing estratégico; seguida de uma análise detalhada da empresa e do mercado em que atua; continua com a aplicação do estudo de mercado feito os clientes do canal de distribuição de diferentes segmentos e aos membros da direção; terminando com o cruzamento dos dados obtidos que permitem a elaboração de conclusões que serão apresentadas em conjunto com diversas sugestões para estudos futuros. Foram realizadas cerca de 8 chamadas telefónicas com gestores de diferentes áreas da empresa para esclarecimento de pontos de vista internos e externos. Foram ainda realizados inquéritos online a 8 membros da empresa (100% de taxa de resposta) e a uma amostra total de 150 clientes, tendo sido obtidas 89 respostas, mas, após verificação, apenas 68 foram consideradas válidas.
Todos nós, consumidores diários de produtos em grande escala, somos constantemente influenciados por estratégias de marketing, muitas vezes sem perceção de tal. A força do marketing nos consumidores não passou despercebida no mundo negocial empresarial e a aplicabilidade do marketing num contexto business-to-business tem vindo a ganhar cada vez mais espaço, impactando clientes e fornecedores. Reconhecendo que um equipamento industrial dificilmente gera emoções por si só, cabe às empresas criar uma rede de negócio em que o valor seja reconhecido muito além do produto que está a ser adquirido. Este estudo foi elaborado com o objetivo de compreender a visão externa e interna da empresa Olitrem e do mercado de refrigeração industrial onde se insere. O mesmo começa com a revisão literária contendo vários temas relacionados com marketing estratégico; seguida de uma análise detalhada da empresa e do mercado em que atua; continua com a aplicação do estudo de mercado feito os clientes do canal de distribuição de diferentes segmentos e aos membros da direção; terminando com o cruzamento dos dados obtidos que permitem a elaboração de conclusões que serão apresentadas em conjunto com diversas sugestões para estudos futuros. Foram realizadas cerca de 8 chamadas telefónicas com gestores de diferentes áreas da empresa para esclarecimento de pontos de vista internos e externos. Foram ainda realizados inquéritos online a 8 membros da empresa (100% de taxa de resposta) e a uma amostra total de 150 clientes, tendo sido obtidas 89 respostas, mas, após verificação, apenas 68 foram consideradas válidas.
Description
Keywords
B2B branding B2B marketing strategy Digital on B2B Brand equity Marketing de marcas B2B Estratégia de marketing B2B Aplicação digital em B2B Equidade das marcas