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Abstract(s)
In response to the pressing need for transparency, accountability, and sustainability in the European fashion industry, policymakers have realised the importance of mandatory due diligence practices for global supply chains instead of voluntary guidelines. Certification labels not only ease a company’s compliance with regulations but are also frequently used to signal a product’s sustainable attributes. For labels to be accepted by consumers, they should successfully enhance trust in the product’s sustainability claims. This research adopted an in-between experimental study design to investigate the role of certification labels signalling compliance with mandatory supply chain due diligence in shaping purchase intentions and the mediating role of consumer trust. In a quantitative online survey, participants were presented with a purchasing scenario featuring a clothing item either with or without a certification label. The results show that despite legal backup, fashion consumers are more willing to buy a product if it has a label that indicates compliance with due diligence. Furthermore, consumer trust has been found to mediate the relationship between label disclosure and purchase behaviour fully, thus playing a fundamental role in shaping consumer decisions. Therefore, by connecting regulations and consumer perspectives, a literature and practice gap has been addressed. Firstly, the findings hold valuable implications for stakeholders in the fashion industry, including policymakers and retailers, thereby advocating for adopting transparent and credible labelling practices to promote the sector’s sustainability. Secondly, the study contributes to the existing knowledge of sustainable fashion and purchase behaviour by uncovering mechanisms underlying consumer perceptions of certification labels.
Em resposta à necessidade urgente de transparência, responsabilidade e sustentabilidade na indústria da moda europeia, as políticas têm evoluído para práticas obrigatórias de diligência devida, superando as diretrizes voluntárias. Etiquetas de certificação facilitam a conformidade regulatória das empresas e são usadas para sinalizar atributos sustentáveis dos produtos. Para aceitação dos consumidores, é essencial que essas etiquetas reforcem a confiança nas alegações de sustentabilidade do produto. Este estudo empregou um design experimental para examinar como as etiquetas de certificação que indicam conformidade com a diligência devida obrigatória influenciam a confiança do consumidor e as intenções de compra em moda sustentável. Através de uma pesquisa online quantitativa, os participantes foram apresentados a um cenário de compra de um item de vestuário, com ou sem etiqueta de certificação. Os resultados demonstram que, mesmo com respaldo legal, os consumidores preferem produtos etiquetados, indicativos de conformidade. A confiança do consumidor mostrou mediar totalmente a relação entre a divulgação da etiqueta e o comportamento de compra, sendo crucial para as decisões dos consumidores compra, desempenhando assim um papel crucial na formação das decisões do consumidor. Assim, ao vincular regulamentações e a perspectiva do consumidor, a pesquisa abordou uma lacuna significativa, contribuindo para o conhecimento sobre comportamento de compra sustentável e enfatizando a importância de práticas de rotulagem transparentes e credíveis para promover a sustentabilidade na indústria da moda. Este estudo lança bases para investigações futuras e ações práticas no setor.
Em resposta à necessidade urgente de transparência, responsabilidade e sustentabilidade na indústria da moda europeia, as políticas têm evoluído para práticas obrigatórias de diligência devida, superando as diretrizes voluntárias. Etiquetas de certificação facilitam a conformidade regulatória das empresas e são usadas para sinalizar atributos sustentáveis dos produtos. Para aceitação dos consumidores, é essencial que essas etiquetas reforcem a confiança nas alegações de sustentabilidade do produto. Este estudo empregou um design experimental para examinar como as etiquetas de certificação que indicam conformidade com a diligência devida obrigatória influenciam a confiança do consumidor e as intenções de compra em moda sustentável. Através de uma pesquisa online quantitativa, os participantes foram apresentados a um cenário de compra de um item de vestuário, com ou sem etiqueta de certificação. Os resultados demonstram que, mesmo com respaldo legal, os consumidores preferem produtos etiquetados, indicativos de conformidade. A confiança do consumidor mostrou mediar totalmente a relação entre a divulgação da etiqueta e o comportamento de compra, sendo crucial para as decisões dos consumidores compra, desempenhando assim um papel crucial na formação das decisões do consumidor. Assim, ao vincular regulamentações e a perspectiva do consumidor, a pesquisa abordou uma lacuna significativa, contribuindo para o conhecimento sobre comportamento de compra sustentável e enfatizando a importância de práticas de rotulagem transparentes e credíveis para promover a sustentabilidade na indústria da moda. Este estudo lança bases para investigações futuras e ações práticas no setor.
Description
Keywords
Mandatory supply chain due diligence Due diligence Certification labels Green consumer trust Purchase intention Textile industry Signalling theory Diligência devida obrigatória na cadeia de abastecimento Diligência devida Rótulos de certificação Confiança do consumidor verde Intenção de compra Indústria têxtil Teoria da sinalização
