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The impact of streaming services on brand storytelling

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Abstract(s)

Subscription Video on Demand companies like Netflix and Amazon invest money in their own TV shows like never before. It seems to pay off, as in some places and age groups, their platforms already surpassed traditional TV in terms of viewing time and popularity. These shows do not only have an impact on our everyday entertainment, they also influence storytelling in general. Netflix and others are not the only ones who try to tell the most interesting stories to consumers. Just like that, brands, with their own stories and messages, are trying to break through the information clutter, on their daily quest to communicate to their consumers. This study first explains what storytelling is and moreover, what good storytelling requires. It will be examined in which ways storytelling on platforms like Netflix has changed and why this change has been successful. Research is conducted by the explanatory mixed method approach. The research goal of the first part of this study, is to find out about how consumers perceive these changes and what they expect from today’s stories. In the second part, equipped with the results of the answered questionnaires from the first part, four industry experts from the field of branding are interviewed. The aim is to resolve the question how today’s brands have to adapt to the changes in storytelling, in order to stay relevant. The combined results of the two parts indicate that first, people are attracted by complex stories and characters with emotional depth. Also, people like to watch content that somehow refers to current societal issues and overall, participants were in favour for brands to adapt SVOD storytelling techniques in order to make brand communication more interesting. Second, the four experts agree on the fact that storytelling is a highly important tool for brands nowadays to communicate. Specifically, regarding the question of what brands can learn and adapt from SVOD content, they indicated that brands, like films or series, best reach the consumer on an emotional level with interesting stories, and through a character that is strongly connected to it. Just like entertainment content, brands as well can build in surprising plot twists and humour into their stories when at the end the consumer still knows what the brand ultimately stands for. Honesty and authenticity are also key words when brands want to address topics into their communication that are not directly connected to the product itself. Where the experts clearly advise against, contrary to the findings from the survey, is to make brand storytelling too complex, as consumers supposedly prefer “easy to get” messages.
Empresas de Subscription Video on Demand (SVOD) como a Netflix e a Amazon investem, como nunca, na criação dos seus próprios programas de TV. Este investimento parece estar a ser compensador, pois em alguns países e grupos etários estas plataformas já ultrapassaram a TV tradicional em termos audiências e popularidade. Os programas produzidos por estas empresas não têm apenas um impacto no entretenimento das pessoas que os veem, mas também influenciam o conceito e a prática de storytelling em geral. A Netflix e outros players semelhantes não são os únicos a tentar contar as histórias mais interessantes aos consumidores. As marcas, com suas próprias histórias, tentam diariamente chegar aos seus consumidores, destacando-se por entre a infinidade de informações com que estes são impactados diariamente. Este trabalho de investigação começa por explicar o que é o storytelling e também o que requer uma boa narrativa. Serão analisadas as mudanças registadas no storytelling em plataformas como a Netflix e em que medida essas mudanças foram bem-sucedidas. Os resultados da pesquisa empírica foram analisados através da utilização do método misto explicativo. O objetivo da investigação relativo à primeira parte deste estudo é compreender como é que os consumidores interpretam estas mudanças e o que esperam das histórias de hoje em dia. Na segunda parte, já com os resultados dos questionários respondidos pelos consumidores na primeira parte da investigação, são entrevistados quatro especialistas da área do branding. O objetivo, nesta parte, é dar resposta a como as marcas de hoje necessitam adaptar-se às mudanças na forma de contar histórias para se manterem relevantes. A combinação dos resultados destas duas partes começa por indicar que as pessoas são atraídas por histórias e personagens complexos e com profundidade emocional. Além disso, as pessoas gostam de ver conteúdos que de alguma forma se refiram a questões sociais atuais e, em geral, são a favor de que as marcas adaptem as técnicas de narrativa usadas pelas empresas de SVOD para tornar a sua comunicação mais interessante. Em segundo lugar, os quatro especialistas entrevistados concordam com o fato de que contar histórias é uma ferramenta muito importante para as marcas comunicarem nos dias de hoje. Especificamente, no que se refere à questão do que as marcas podem aprender com os 6 conteúdos dos serviços de SVOD, os especialistas indicam que as marcas, assim como os filmes ou séries, atingem melhor o consumidor ao nível emocional com histórias interessantes e através de personagens com quem estes se identifiquem. Mais uma vez, assim como nos conteúdos de entretenimento, as marcas podem criar reviravoltas surpreendentes no argumento e humor nas suas histórias, mas no final o consumidor vai continuar a saber o que a marca representa. Honestidade e autenticidade são também palavras-chave quando as marcas pretendem abordar temas na sua comunicação que não estão diretamente relacionados com os seus produtos. O que os especialistas desaconselham claramente, ao contrário das conclusões retiradas da investigação teórica, é tornar a narrativa da marca muito complexa, já que os consumidores preferem receber mensagens fáceis.

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Storytelling SVOD Streaming services Netflix Brands

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