Repository logo
 
Publication

O contributo de exercícios de yoga no controlo da ansiedade na performance do violino

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Eliseu Antunes Pereira Gomes da
dc.contributor.authorBarros, Inês Martins de
dc.date.accessioned2024-03-11T20:03:47Z
dc.date.available2025-03-01T01:30:59Z
dc.date.issued2024-01-05
dc.date.submitted2023-09
dc.description.abstractO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Universidade Católica Portuguesa, encontra-se dividido em duas secções. A primeira parte contém uma descrição detalhada da Prática Profissional realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional no ano letivo 2022/2023, que teve como áreas de especialização as disciplinas de Violino e Classes de Conjunto, com orientação pedagógica da professora Sara Llano. A segunda parte diz respeito ao Projeto de Investigação Pedagógica, que teve como tema, “O Contributo de Exercícios de Yoga no Controlo da Ansiedade na Performance do Violino”. Esta investigação teve como foco principal perceber a relação da técnica de yoga com a ansiedade no processo de aprendizagem do violino. A metodologia foi aplicada em 4 alunas do básico ao secundário, numa investigação-ação que demonstrou resultados bastantes positivos em todas as alunas intervenientes, revelando que a prática do Yoga, mais especificamente exercícios posturais e de relaxamento, pode efetivamente ajudar a controlar a ansiedade. Em apenas 5 sessões as alunas notaram diferenças a nível ergonómico e na diminuição de sintomas de ansiedade, sentindo-se mais tranquilas e confiantes na performance. De salientar que 50 % dos intervenientes mencionaram a importância do Yoga como possível disciplina curricular na música.pt_PT
dc.description.abstractThis report, prepared within the scope of the Master’s degree in Music Education at Universidade Católica Portuguesa, is divided into two sections. The first part contains a detailed description of the Professional Practice carried out at Escola Artística do Conservatório Nacional during the academic year 2022/2023. The areas of specialization were Violin and Ensemble, under the pedagogical guidance of Professor Sara Llano. The second part relates to the Pedagogical Research Project, which had the theme “O Contributo de exercícios de Yoga no controlo da ansiedade na performance do violino”. This research aimed to understand the relationship between yoga techniques and anxiety in the process of learning the violin. The methodology was applied to 4 students from elementary to high school, in an action research that showed very positive results in all participating students, revealing that the practice of Yoga, specifically postural and relaxation exercises, can effectively help control anxiety. In just 5 sessions, the students noticed differences in ergonomics and a decrease in anxiety symptoms, feeling calmer and more confident in their performance. It is worth noting that 50% of the participants mentioned the importance of Yoga as a possible discipline in music.pt_PT
dc.identifier.tid203546377pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/44224
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino artístico especializado da músicapt_PT
dc.subjectAnsiedade na performance musicalpt_PT
dc.subjectViolinopt_PT
dc.subjectYogapt_PT
dc.subjectPedagogia instrumentalpt_PT
dc.subjectSpecialised artistic education in musicpt_PT
dc.subjectAnxiety in musical performancept_PT
dc.subjectViolinpt_PT
dc.subjectInstrumental pedagogypt_PT
dc.titleO contributo de exercícios de yoga no controlo da ansiedade na performance do violinopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203546377.pdf
Size:
7.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: