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Leading creative teams virtually

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorCosta, Patrícia Lopes
dc.contributor.authorBerggold, Benjamin
dc.date.accessioned2018-08-02T07:20:58Z
dc.date.available2018-08-02T07:20:58Z
dc.date.issued2018-02-26
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation is the study of the effect the leader’s support of a positive social climate has on creativity through team work engagement. Additionally, the influence of the percentage of face-to-face communication between the leader and the team is examined. Data was collected from 332 participants with 60 participants working in creative industries. Results show that the leader’s support of a positive social climate has a statistically significant effect on creativity in the team. Additionally, team work engagement is also positively influenced by the support of a positive social climate and mediates the effect. What is more, the results indicate that the percentage of face-to-face communication between the leader and the team has no significant effect on the relationship between supporting a positive social climate and creativity but has a positive effect on the relationship between supporting a positive social climate and team work engagement.pt_PT
dc.description.abstractO objetivo desta dissertação é estudar o efeito que o suporte do líder a um clima social positivo tem na criatividade, através do envolvimento em trabalho de equipa. Adicionalmente, é também examinada a influência da percentagem de comunicação cara-a-cara entre o líder e a equipa. Foram recolhidos dados de 332 participantes, sendo que 60 dos indivíduos trabalham em indústrias criativas. Os resultados mostram que o suporte do líder a um clima social positivo tem um efeito estatisticamente significativo sobre a criatividade da equipa. Além disso, o envolvimento em trabalho de equipa não só é influenciado de forma positiva pelo suporte a um clima social positivo, como também media o efeito. Por outro lado, os resultados indicam que a percentagem de comunicação cara-a-cara entre o líder e a equipa não tem qualquer efeito significativo na relação entre o suporte a um clima social positivo e a criatividade, mas tem um efeito positivo na relação entre o suporte a um clima social e o envolvimento em trabalho de equipa.pt_PT
dc.identifier.tid201887606pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/25422
dc.language.isoengpt_PT
dc.subjectLeadershippt_PT
dc.subjectCreativitypt_PT
dc.subjectSocial climatept_PT
dc.subjectTeam work engagementpt_PT
dc.subjectVirtual communicationpt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectAmbiente socialpt_PT
dc.subjectEnvolvimento do trabalho em equipapt_PT
dc.subjectComunicação virtualpt_PT
dc.titleLeading creative teams virtuallypt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão e Administração de Empresas

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