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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Electronic market is one of this decade’s fast growing markets, achieving the milestone of $1
trillion for the first time in the history in 2012. Contrasting with this growing scenario, there is
the shopping center industry which has been heavily affected not only by the economic crisis
but also to a change in consumers’ habits and mindset. Retail and shopping centers
management companies are becoming worried about this trend and the future of their
companies. Online shopping provides consumers with ultimate levels of convenience and
variety that malls will probably never be able to compete with. Therefore, the main purpose of
this dissertation is to find out if online channels are cannibalizing brick and mortar sales. In
order to do so, the consumers feelings, expectations and needs to each channels were
assessed. As conclusion of the research, contrarily to what is stated across web, we concluded
that online channels are not cannibalizing the sales of the brick and mortar industry. They are
simply satisfying different needs. Moreover, consumers use online channels as a source of
inspiration so that they can later on buy in a shopping center, the product they previously
searched online.
O Mercado eletrónico é, provavelmente, um dos mercados que mais cresceu na última década, atingindo em 2012, o marco de 1$ triliões pela primeira vez na história. Por outro lado, a indústria dos centros comercias tem sido fortemente afetada nos últimos anos. O forte decréscimo das vendas deve-se não só à crise económica, mas também a uma mudança de mentalidade e hábitos do consumidor. De facto, esta é uma tendência que tem vindo a preocupar as empresas de retalho e gestão de centros comerciais, uma vez que fazer compras online oferece aos consumidores níveis de conveniência e variedade com os quais nunca serão capazes de competir. Assim sendo, o objetivo desta dissertação é descobrir se os canais online estão efetivamente a canibalizar as vendas dos centros comerciais. Para isso, foram avaliados os sentimentos, necessidades e expectativas do consumidor em relação aos dois tipos de canais. Como conclusão desta pesquisa, ao contrário do que é afirmado na generalidade dos websites, concluí que os canais online não estão a canibalizar as vendas dos centros comerciais. Estão simplesmente a satisfazer necessidades diferentes. Adicionalmente, os canais online são fortemente utilizados por muitos consumidores como fonte inspiracional, para que estes possam comprar nos centros comerciais os produtos que procuraram online.
O Mercado eletrónico é, provavelmente, um dos mercados que mais cresceu na última década, atingindo em 2012, o marco de 1$ triliões pela primeira vez na história. Por outro lado, a indústria dos centros comercias tem sido fortemente afetada nos últimos anos. O forte decréscimo das vendas deve-se não só à crise económica, mas também a uma mudança de mentalidade e hábitos do consumidor. De facto, esta é uma tendência que tem vindo a preocupar as empresas de retalho e gestão de centros comerciais, uma vez que fazer compras online oferece aos consumidores níveis de conveniência e variedade com os quais nunca serão capazes de competir. Assim sendo, o objetivo desta dissertação é descobrir se os canais online estão efetivamente a canibalizar as vendas dos centros comerciais. Para isso, foram avaliados os sentimentos, necessidades e expectativas do consumidor em relação aos dois tipos de canais. Como conclusão desta pesquisa, ao contrário do que é afirmado na generalidade dos websites, concluí que os canais online não estão a canibalizar as vendas dos centros comerciais. Estão simplesmente a satisfazer necessidades diferentes. Adicionalmente, os canais online são fortemente utilizados por muitos consumidores como fonte inspiracional, para que estes possam comprar nos centros comerciais os produtos que procuraram online.
Description
Keywords
Shopping centers Brick and mortar Online shopping E-commerce E-markets Cannibalization Sales Hedonic Utilitarian Consumer behavior