Repository logo
 
Publication

Os corpos outros na formação em saúde: em direção a uma perspectiva interseccional do paciente nos modelos cognitivos idealizados

dc.contributor.authorVanin, Aline Aver
dc.contributor.authorGil, Maitê Moraes
dc.date.accessioned2024-05-23T11:08:27Z
dc.date.available2024-05-23T11:08:27Z
dc.date.issued2023-02-27
dc.description.abstractEste ensaio teórico busca discutir como aspectos do campo conceitual na formação em saúde podem ter consequências materiais na perspectiva assumida por futuros profissionais. A partir da fundamentação teórica dos Modelos Cognitivos Idealizados (MCI), refletimos sobre qual é o estereótipo social consagrado de paciente ideal nesse campo, e quais são os corpos outros que são ocultados e/ou pouco considerados, mais tarde, nos atendimentos em saúde. Propomos que o tensionamento desse MCI para a construção de sentidos que vejam as intersecções em saúde permite levar em conta o impacto de determinantes sociais da saúde na vida de pacientes que são atravessados por opressões as mais diversas e que ficam à margem desse MCI. Por fim, vislumbramos a necessidade de práticas de ensino que permitam perspectivar modelos culturais que se radializem para as margens, bem como de se aprofundar competências culturais nas faculdades de ciências da saúde.pt_PT
dc.description.abstractThis theoretical essay aims at discussing how aspects of the conceptual field of health education may have material consequences in the assumed perspective for future professionals. From the theoretical framework of Idealized Cognitive Models (ICM), we reflect on what established social stereotypes of the ideal patient in this field, and what are the other bodies that are hidden and/or little considered, later, in health care. We propose that the tensioning of this ICM for the construction of meanings that see the intersections in health allows taking into account the impact of social determinants of health in the lives of patients who are crossed by the most diverse oppressions and who are on the margins of this ICM. Finally, we envision the need for teaching practices that allow for the perspective of cultural models that spread to the margins, as well as for deepening cultural competences in health science faculties.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.17058/signo.v48i91.17977pt_PT
dc.identifier.issn1982-2014
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/45244
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação em saúdept_PT
dc.subjectModelos cognitivos idealizadospt_PT
dc.subjectPacientept_PT
dc.subjectInterseccionalidadept_PT
dc.subjectHealth educationpt_PT
dc.subjectIdealized cognitive modelspt_PT
dc.subjectPatientpt_PT
dc.subjectIntersectionalitypt_PT
dc.titleOs corpos outros na formação em saúde: em direção a uma perspectiva interseccional do paciente nos modelos cognitivos idealizadospt_PT
dc.title.alternativeOther bodies in health education: towards an intersectional perspective of the patient in idealized cognitive modelspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage153pt_PT
oaire.citation.issue91pt_PT
oaire.citation.startPage140pt_PT
oaire.citation.titleSignopt_PT
oaire.citation.volume48pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
92448158.pdf
Size:
445.94 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: