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Advisor(s)
Abstract(s)
The objective of this study was to provide a thorough knowledge of how TikTok’s platform-specific features and the contents published on TikTok affect consumer interaction with luxury brands such as Gucci, and how this interaction differs depending on the type of content published. We also examined the motivations behind consumer engagement with Gucci’s TikTok content. This thesis followed an exploratory case study approach and qualitative methodology, involving the analysis of the Gucci casa. Data were collected through 18 semi-structured in-depth interviews with Portuguese TikTok users, to gather information about their motives, experiences, and feelings when interacting with content from luxury brands. The interviewees belonged to different age groups and had diverse backgrounds. Findings reveal that TikTok’s algorithm-driven personalization and CSR content are essential for stimulating consumer engagement with luxury brands, and more specifically with Gucci. Preferences for content that provide education and learning, personalized experiences, and a growing interest in CSR content show a shift in consumer behavior. Furthermore, the relevance of more interactive content formats, like “challenges”, and the primary role of entertainment in driving consumer-brand engagement, provide important guidelines for the development of effective engagement strategies on TikTok.
O objetivo deste estudo foi fornecer um conhecimento aprofundado sobre como as funcionalidades específicas e os conteúdos publicados no TikTok afetam a interação do consumidor com marcas de luxo, como a Gucci, e como essa interação difere dependendo do tipo de conteúdo publicado. Também procuramos analisar as motivações que guiam a interação dos consumidores com o conteúdo publicado pela Gucci no TikTok. A presente tese adotou uma abordagem de estudo de caso exploratório e uma metodologia qualitativa, tendo analisado o caso da marca Gucci. Para este estudo foram recolhidos dados através de 18 entrevistas semiestruturadas em profundidade com utilizadores portugueses do TikTok, de modo a obter informações sobre os seus motivos, experiências e sentimentos quando interagem com conteúdos de marcas de luxo. Os entrevistados tinham idades e profissões muito variadas. Os resultados revelam que a personalização do conteúdo, orientada pelos algoritmos do TikTok, e a publicação de conteúdo relacionado com a responsabilidade social corporativa, são essenciais para o envolvimento dos utilizadores com marcas de luxo, e mais especificamente com a Gucci. A preferência por conteúdos educativos e que providenciam aprendizagem, por experiências personalizadas e o interesse por conteúdos relacionados com responsabilidade social corporativa mostram uma mudança no comportamento do consumidor. Além disso, a importância dos formatos de conteúdo mais interativos, como os “desafios”, e o papel primordial do entretenimento na interação com o utilizador, providenciam diretrizes importantes para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para o TikTok.
O objetivo deste estudo foi fornecer um conhecimento aprofundado sobre como as funcionalidades específicas e os conteúdos publicados no TikTok afetam a interação do consumidor com marcas de luxo, como a Gucci, e como essa interação difere dependendo do tipo de conteúdo publicado. Também procuramos analisar as motivações que guiam a interação dos consumidores com o conteúdo publicado pela Gucci no TikTok. A presente tese adotou uma abordagem de estudo de caso exploratório e uma metodologia qualitativa, tendo analisado o caso da marca Gucci. Para este estudo foram recolhidos dados através de 18 entrevistas semiestruturadas em profundidade com utilizadores portugueses do TikTok, de modo a obter informações sobre os seus motivos, experiências e sentimentos quando interagem com conteúdos de marcas de luxo. Os entrevistados tinham idades e profissões muito variadas. Os resultados revelam que a personalização do conteúdo, orientada pelos algoritmos do TikTok, e a publicação de conteúdo relacionado com a responsabilidade social corporativa, são essenciais para o envolvimento dos utilizadores com marcas de luxo, e mais especificamente com a Gucci. A preferência por conteúdos educativos e que providenciam aprendizagem, por experiências personalizadas e o interesse por conteúdos relacionados com responsabilidade social corporativa mostram uma mudança no comportamento do consumidor. Além disso, a importância dos formatos de conteúdo mais interativos, como os “desafios”, e o papel primordial do entretenimento na interação com o utilizador, providenciam diretrizes importantes para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para o TikTok.
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Keywords
TikTok Consumer-brand engagement Motivations Luxury brands Envolvimento do consumidor com a marca Motivações Marcas de luxo