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Autoeficácia dos professores do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário para as práticas inclusivas

dc.contributor.authorDias, Paulo César
dc.date.accessioned2021-05-27T13:20:31Z
dc.date.available2021-05-27T13:20:31Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractNos últimos anos tem sido notório o investimento de recursos para a promoção da escola inclusiva, seja ao nível material, mas também na capacitação dos professores para a adoção de práticas inclusivas. Se a inclusão visa o respeito pela diferença e o envolvimento de todos os alunos na comunidade educativa, constitui um desafio para o qual muitos docentes estavam preparados. A formação contínua e a experiência têm permitido, muitas vezes ao mesmo tempo que a prática, refletir e aperfeiçoar competências para lidar com todos os alunos na sala de aula.Assumindo uma perspetiva sociocognitiva, que valoriza o papel do sentido de eficácia no comportamento, pretendemos com este trabalho conhecer como os professores avaliam a sua capacidade para lidar com a inclusão e implementar práticas adequadas. Para isso, com o recurso a um estudo transversal de natureza quantitativa, foram recolhidos dados junto de 195 docentes do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, com o recurso a um questionário sociodemográfico e à Escala de Autoeficácia na Implementação de Práticas Inclusivas (Sharma, Loreman, & Forlin, 2012). Estudos descritivos permitiram-nos perceber o sentido de eficácia dos docentes, que não se distinguem por género, idade ou experiência docente no ensino regular,nem pela presença de alunos com Necessidades Educativas Especiais na sala de aula. Foram encontradas pontuações superiores no sentido de eficácia entre os docentes que trabalham na educação especial, entre os professores com maior tempo de serviço e experiência de lecionação com alunos com Necessidades Educativas Especiais. Os resultados seguem tendências da literatura, que valoriza a experiência e proximidade com alunos com como Necessidades Educativas Especiais determinante da inclusão. Apesar de possíveis enviesamentos que decorrem da própria metodologia, implicações para as escolas e a formação contínua dos docentes são exploradas.pt_PT
dc.description.abstractIn recent years, the investment of resources for the promotion of inclusive school, both at the material level and in the training of teachers for the adoption of inclusive practices, has beennotable. If the inclusion is aimed at respect for difference and the involvement of all students inthe educational community, it is a challenge for which many teachers were prepared. Ongoingtraining and experience have often allowed, at the same time as practice, to reflect and refineskills to deal with all students in the classroom. Assuming a sociocognitive perspective that values the role of sense of efficacy in behavior, we intend with this work to know how teachers evaluatetheir capacity to deal with inclusion and implement appropriate practices. To do so, using a crosssectional study of a quantitative nature, data were collected from 195 teachers of the 3rd cycle ofBasic Education and Secondary Education, using a sociodemographic questionnaire and TheTeacher Efficacy for Inclusive Practices scale (Sharma, Loreman, & Forlin, 2012). Descriptive studies have allowed us to perceive teachers' sense of effectiveness, which is not distinguishedby gender, age or teaching experience in regular education, nor by the presence of students with special educational needs in the classroom. Higher scores were found in the sense of efficacy among teachers working in special education, among the teachers with more time of service andexperience of teaching with students with Special Educational Needs. The results follow trendsin the literature, which values the experience and proximity to students with Special EducationalNeeds as determinant of inclusion. Despite possible biases arising from the methodology itself,implications for schools and continuing teacher training are explored.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn9789898859037
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/33328
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Algarvept_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAutoeficácia dos professorespt_PT
dc.subjectPráticas inclusivaspt_PT
dc.subject3º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectEnsino Secundáriopt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectTeacher self-efficacypt_PT
dc.subjectInclusive practicespt_PT
dc.subject3rd cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectSecondary educationpt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.titleAutoeficácia dos professores do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário para as práticas inclusivaspt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFaropt_PT
oaire.citation.endPage394pt_PT
oaire.citation.startPage386pt_PT
oaire.citation.titleII Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: múltiplos olharespt_PT
person.familyNameDias
person.givenNamePaulo
person.identifier.ciencia-id6416-9E48-91C7
person.identifier.orcid0000-0001-6876-3723
person.identifier.scopus-author-id55215392100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication5f588501-27a1-4864-badf-5d41060fb3d3
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