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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Subscription video on-demand (SVOD) platforms have changed the way global television
audiences consume content. It has successfully reinvented the traditional media and
entertainment sectors while bringing about substantial changes in how content is produced,
consumed, and distributed.
This thesis aims to analyse the impact of the introduction of advertising to streaming platforms
may affect subscriber behaviour in the Portuguese market.
This is an observational, descriptive, and cross-sectional study with a focus on quantitative
methodology, with a sample of 332 participants of both genders, aged between 16 and 34 years
old and with Portuguese nationality. For data collection was used a questionnaire built
specifically for this study based on the literature review carried out and includes the following
parts: (i) sociodemographic characterization, (ii) identification of the current behaviour of
subscribers to SVOD platforms, (iii) opinion of subscribers about the streaming services they
subscribe to and (iv) interest in subscribing to new platforms through ad-subscription plans.
The study revealed that the introduction of an ad-supported plan would lead to 73% increase
streaming subscriptions among the sample. Furthermore, one in four of the current full-price
memberships in the sample would be ‘downgraded’ to a reduced-price plan with commercials
if the ad-tier plan is discounted at least 50% off the full price.
Lastly, the main findings of the report will be discussed, and potential limitations and further
research options acknowledged in this research project.
As plataformas de serviço video on-demend (SVOD) transformaram a maneira como o público e as audiências consomem conteúdo televisivo. Conseguiram reinventar os meios tradicionais dos Media e Entretenimento, trazendo mudanças substanciais na forma como o conteúdo é produzido, consumido e distribuído a nível global. Este estudo tem como objetivo compreender de que forma a introdução de publicidade aos serviços SVOD poderá afetar o comportamento dos subscritores. Trata-se de um estudo observacional, descritivo e transversal com enfoque na metodologia quantitativa, com uma amostra de 332 participantes de ambos os sexos, com idades compreendidas entre 16 e 34 anos e de nacionalidade Portuguesa. Para a colheita de dados foi utilizado um questionário especificamente desenvolvido para este estudo baseado revisão da literatura efetuada e com as seguintes partes: (i) caraterização sociodemográfica, (ii) identificação do comportamento atual dos subscritores de plataformas SVOD, (iii) opinião dos subscritores sobre os serviços streaming que subscrevem e (iv) interesse em assinar novas plataformas por meio de planos de assinaturas com anúncios. O estudo revelou que a introdução de um plano com publicidade levaria a um aumento de 73% nas assinaturas de streaming entre a amostra. Além disso, uma em cada quatro das atuais subscrições na amostra seria alterada para um plano de subscrição com anúncios se este tivesse um desconto de pelo menos 50% do preço total. Por fim, serão discutidas as principais conclusões do estudo, e identificadas potenciais limitações e outros futuros objetos de estudo.
As plataformas de serviço video on-demend (SVOD) transformaram a maneira como o público e as audiências consomem conteúdo televisivo. Conseguiram reinventar os meios tradicionais dos Media e Entretenimento, trazendo mudanças substanciais na forma como o conteúdo é produzido, consumido e distribuído a nível global. Este estudo tem como objetivo compreender de que forma a introdução de publicidade aos serviços SVOD poderá afetar o comportamento dos subscritores. Trata-se de um estudo observacional, descritivo e transversal com enfoque na metodologia quantitativa, com uma amostra de 332 participantes de ambos os sexos, com idades compreendidas entre 16 e 34 anos e de nacionalidade Portuguesa. Para a colheita de dados foi utilizado um questionário especificamente desenvolvido para este estudo baseado revisão da literatura efetuada e com as seguintes partes: (i) caraterização sociodemográfica, (ii) identificação do comportamento atual dos subscritores de plataformas SVOD, (iii) opinião dos subscritores sobre os serviços streaming que subscrevem e (iv) interesse em assinar novas plataformas por meio de planos de assinaturas com anúncios. O estudo revelou que a introdução de um plano com publicidade levaria a um aumento de 73% nas assinaturas de streaming entre a amostra. Além disso, uma em cada quatro das atuais subscrições na amostra seria alterada para um plano de subscrição com anúncios se este tivesse um desconto de pelo menos 50% do preço total. Por fim, serão discutidas as principais conclusões do estudo, e identificadas potenciais limitações e outros futuros objetos de estudo.
Description
Keywords
SVOD platforms Subscribers behaviour Portuguese market Advertising Plataformas SVOD Comportamento dos subscritores Mercado português Publicidade