Repository logo
 
Publication

Flexibilização da gestão das cargas letivas no ensino secundário : que impactos nas aprendizagens dos alunos?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCabral, Maria Ilídia de Meireles
dc.contributor.authorFonseca, Maria Helena Leitão da
dc.date.accessioned2019-07-25T10:39:32Z
dc.date.available2019-07-25T10:39:32Z
dc.date.issued2018-11-27
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractA revisão da estrutura curricular concretizada na publicação do Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho, assentava, essencialmente, na definição de princípios que permitiam às escolas “uma maior flexibilidade na organização das atividades letivas”. Este normativo permitia às escolas, no âmbito da sua autonomia, escolherem a unidade letiva, terminando assim com o paradigma dos blocos de 90 minutos, e flexibilizarem a gestão das cargas letivas de cada disciplina, dentro de limites definidos. Esta flexibilização permitiu assimetrias entre as cargas horárias adotadas para uma mesma disciplina, conforme as opções de cada escola, com possível impacto nas aprendizagens dos alunos, nos seus resultados na avaliação externa (resultados dos exames nacionais) e, consequentemente, nos rankings das escolas. Neste estudo pretendemos analisar quais as opções tomadas pelas escolas e qual o impacto que essas opções estão a ter nos resultados dos alunos, em sede de avaliação externa. Pretendemos, também, entender a perceção que os docentes têm relativamente ao impacto que a alteração da carga horária tem nas suas práticas letivas. Optámos por um estudo de caso múltiplo, seguindo um paradigma interpretativo, recolhendo informação qualitativa e quantitativa para o trabalho empírico. Integram o nosso estudo 6 escolas com opções curriculares diversas e que apresentavam perfis de evolução de resultados escolares opostos (positivos ou negativos), relativamente às quais procedemos à análise das diferenças entre as matrizes implementadas e ao tratamento dos resultados escolares (rankings, resultados Infoescolas), em paralelo com uma análise dos diferentes documentos das escolas (projeto educativo, projeto curricular ou similar e relatório de avaliação externa). Analisámos, também, as respostas dadas por 105 docentes a um inquérito por questionário que pretendia aferir as perceções dos professores do ensino secundário sobre os impactos que a concretização desta flexibilização curricular teve na sua atividade profissional e na aprendizagem dos seus alunos. Os resultados que obtivemos indicam uma clara intencionalidade das escolas no sentido de reforçar as disciplinas sujeitas a exame nacional, quer através do aumento da sua carga letiva quer através da implementação de apoios/reforços destinados à melhoria dos resultados dos alunos. Os nossos resultados parecem apontar, também, no sentido iv de haver uma relação direta entre este reforço das disciplinas de exame e uma evolução positiva nos resultados relativos ao percurso direto dos alunos (Infoescolas) e nos rankings das escolas. Relativamente à implementação de matrizes de 45 minutos ou de 50 minutos, não encontrámos relação direta entre esta opção tomada pelas escolas e a melhoria dos resultados dos alunos. Quanto às práticas docentes, e por análise das respostas ao inquérito aplicado, o aumento das cargas letivas parece conduzir à intensificação de práticas de preparação para exame, de consolidação de conteúdos e de avaliação formativa. Pretende-se que este estudo seja um contributo para a reflexão em torno das opções tomadas pelas escolas, podendo entender-se como uma mais-valia para a tomada de decisão das escolas num novo e atual momento de flexibilidade curricular.pt_PT
dc.description.abstractThe review of the curricular structure implemented by the publication of the Decree-Law no. 139/2012, 5th July, was essentially based on the definition of principles that allowed schools "greater flexibility in the organization of learning activities." This regulation allowed schools, within their autonomy, to choose the instruction time unit, putting an end to the 90-minute block paradigm and managing the total instruction time of each subject within defined limits. This flexibility has led to some asymmetries in what concerns the total instruction time for the same subject, according to the options of each school, with a possible impact on the students' learning, their results in the external evaluation (results in national exams) and, consequently, the school rankings. In this study we intend to analyse the schools’ options and what impact these options have on the students' results in the external evaluation. We also intend to understand the perception that teachers have regarding the impact that a different total of the instruction time has on their teaching practices. We have chosen a multiple case study, following an interpretative paradigm, collecting qualitative and quantitative data for the empirical work. Our study includes 6 schools with different curricular options and opposite evolution profiles on school results (positive or negative), for which we analysed the different curriculum and school results (rankings, Infoescolas), in parallel with an analysis of school documents (educational project, curricular project or similar and external evaluation report). We also analysed the responses given by 105 teachers to a questionnaire survey that intended to evaluate the perceptions of secondary school teachers concerning the impacts that the curricular flexibilization had on their professional activity and the learning of their students. The results we have obtained indicate a clear intention of the schools to reinforce the subjects that are subdued to national exams, either by increasing their total instruction time or by implementing support / reinforcement instruction time, to improve students’ results. Our results also seem to indicate that there is a direct relation between this reinforcement and a positive evolution in the results related to the students ‘success vi and the school rankings. Regarding the implementation of instruction time of 45 minutes or 50 minutes, we did not find a direct relation between this option taken by schools and the improvement of students' results. Regarding teaching practices, and by analysing the responses to the survey applied, the increase of teaching time seems to lead to the intensification of exam preparation, content consolidation and formative assessment practices. This study is intended to bring a contribution to the reflection on the options taken by schools and can be valuable for the decision-making process of schools in a new and current moment of curricular flexibility.pt_PT
dc.identifier.tid202196445pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/28013
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFlexibilização da gestão das cargas letivaspt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectExames nacionaispt_PT
dc.subjectRankings de escolaspt_PT
dc.subjectInstruction time flexibilitypt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectCurriculumpt_PT
dc.subjectNational examspt_PT
dc.subjectSchool rankingspt_PT
dc.titleFlexibilização da gestão das cargas letivas no ensino secundário : que impactos nas aprendizagens dos alunos?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202196445.pdf
Size:
3.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: