Publication
Ownership vs. sharing economy : the impact on the automotive industry
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Economia e Gestão | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Conti, Raffaele | |
dc.contributor.author | Sag, Aryo | |
dc.date.accessioned | 2020-01-06T14:19:13Z | |
dc.date.issued | 2019-10-15 | |
dc.description.abstract | What is the impact of car sharing services on the automotive industry and in particular on new car sales? Previous literature used surveys to estimate the impact of car sharing services on car ownership. To overcome possible limitations in terms of an inability to test proper causal rela-tionships, a difference-in-difference regression analysis is used to estimate the impact of car sharing services on German new car sales. Yearly data (2008-2017) with the number of car2go and DriveNow car sharing vehicles for seven German cities is used to examine the impact on new car registrations compared to other seven German cities which serve as the control group. I do not find evidence of the impact of car sharing services on new car registrations and hence on new car sales. These results do not go in line with the findings of previous literature which found private car ownership to decrease after the participation in car sharing services. However, I argue that the impact of car sharing services on the automotive industry might be very notice-able in the future. Thus, management implications and recommendations are given in the final chapter. | pt_PT |
dc.description.abstract | Qual o impacto de serviços de compartilhamento de carros na indústria automóvel e, em particular, nas vendas de carros novos? Em literatura académica prévia foi já estimado, através de questionários, o impacto destes serviços no número de propriedade em carros pessoais. Para superar possíveis limitações em termos de incapacidade de testar relacionamentos causais adequados, foi usada uma análise de regressão ´diferença-diferença´. Esta é usada com o objetivo de estimar o impacto dos serviços de compartilhamento de carros nas vendas de carros novos na Alemanha. Para examinar este impacto nos registos de novos carros foram analisados dados de frequência anual recente (2008-2017) que consistem no número de veículos de partilha ´car2go´ e ´DriveNow´ no total de sete cidades alemãs. Aqui foi feita uma comparação com outras sete cidades alemãs, servindo estas de grupo de controle. Neste estudo não foram encontradas correlações relativamente ao impacto dos serviços de compartilhamento de carros nos registos de carros novos e, consequentemente, nas vendas de carros novos. Esses resultados, no entanto, não estão de acordo com as descobertas de literatura anterior. Esta literatura tinha concluído que a propriedade de carros particulares diminuiu após a participação em serviços de compartilhamento de carros. No entanto, este estudo argumenta que o impacto dos serviços de compartilhamento de carros na indústria automóvel pode ser muito relevante no futuro. Por fim, as implicações e recomendações de gerenciamento serão fornecidas no capítulo final. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202301613 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/29079 | |
dc.language.iso | eng | pt_PT |
dc.subject | Sharing economy | pt_PT |
dc.subject | Ownership | pt_PT |
dc.subject | Car sharing | pt_PT |
dc.subject | Automotive industry | pt_PT |
dc.subject | Economia compartilhada | pt_PT |
dc.subject | Propriedade | pt_PT |
dc.subject | Compartilhamento de carros | pt_PT |
dc.subject | Indústria automotiva | pt_PT |
dc.title | Ownership vs. sharing economy : the impact on the automotive industry | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Gestão e Administração de Empresas | pt_PT |