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Gestão do conhecimento : modelação dos incidentes e das respostas

dc.contributor.advisorSilva, Tito Lívio dos Santos
dc.contributor.advisorCésar, Maria Raquel
dc.contributor.authorLopes, Francisco Manuel de Sousa Canelas
dc.date.accessioned2011-12-15T09:56:53Z
dc.date.available2011-12-15T09:56:53Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2010
dc.description.abstractEste trabalho pretende demonstrar que as políticas de gestão de uma organização podem ter influência directa na segurança de informação, não bastando apenas o recurso à tecnologia para a sua eficaz protecção. Neste sentido a Gestão do Conhecimento pode contribuir positivamente, tendo em conta o desenvolvimento e a autonomia dos indivíduos que integram e constituem a organização, estimulando a partilha da informação, a partilha do conhecimento e a aprendizagem. A cultura organizacional tem um papel determinante na partilha do conhecimento e na definição de poderes. É neste contexto que a Gestão de Incidentes pode contribuir com a detecção, registo e investigação de incidentes que podem auxiliar à mitigação de riscos, contribuindo para a inexistência de falhas parciais ou mesmo totais. As políticas de gestão como incentivos ou recriminações às notificações de incidentes, assim como a atribuição de recursos apropriados às investigações destes, podem ter resultados surpreendentes e promissores espelhados neste trabalho, através do estudo de variáveis comportamentais de gestão num modelo de simulação dinâmica.
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to demonstrate that the policies of management in an organization can have a direct influence in the security of information, and that the technology by itself is not enough to provide an efficient means of protection. In this sense, Knowledge Management can give a positive contribution, considering the evolution and the autonomy of the individuals that constitute the organization, stimulating the sharing of information, the sharing of knowledge and learning. The organizational culture has a decisive role in sharing the knowledge and defining powers. It is in this context that Incident Management can contribute by detecting, registering and investigating incidents that might help minimizing risks and having a minimum of partial faults, or even total faults. Management policies as incentives or recriminations of incidents notifications, along with the appropriate attribution of adequate resources when investigating them, can have surprising and promising results, as we show in this paper through the study of management behavioral variables in a model of dynamic simulation.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/7327
dc.language.isoporpor
dc.subjectSegurança
dc.subjectGestão de incidentes
dc.subjectInformação
dc.subjectRisco
dc.subjectSistemas dinâmicos
dc.subjectSecurity
dc.subjectIncidents management
dc.subjectInformation
dc.subjectRisk
dc.subjectDynamic systems
dc.titleGestão do conhecimento : modelação dos incidentes e das respostaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Segurança em Sistemas de Informação

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