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Advisor(s)
Abstract(s)
Background: Understanding health professionals’ literacy when referring to the National Integrated Continuing Care Network (RNCCI) is essential to ensure efficient and adequate access to integrated continuing care. Objective: Understand the difficulties faced by Doctors, Nurses and Social Workers at ULSLO hospital units who refer users to the RNCCI. Methodology: Quantitative, observational, descriptive and cross-sectional study using a questionnaire applied in the three hospitals of the Western Lisbon Local Health Unit. Results: When it comes to user signage, 69.8% of professionals find it difficult to choose the typology and 73.9% consider filling out the computerized system complex. In the referral process, 78.1% of professionals report experiencing difficulties in general. Suggestions for improvement: improve the interoperability of the RNCCI IT system with SClinico and greater coordination between the Discharge Management Team (EGA) and the referring Services. Conclusion: It is crucial to identify difficulties experienced in referral in order to avoid delays in accessing care. Improvement suggestions provide valuable input to develop strategies to optimize the reference process.
Enquadramento: Compreender a literacia dos profissionais de saúde na referenciação para a Rede Nacional dos Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) é essencial para garantir um acesso eficaz aos cuidados. Objetivo: Conhecer as dificuldades dos médicos, enfermeiros e assistentes sociais das unidades hospitalares da Unidade Local de Saúde Lisboa Ocidental (ULSLO) que referenciam utentes para a RNCCI. Metodologia: Estudo quantitativo, observacional, descritivo e transversal com recurso a questionário aplicado nos três hospitais da ULSLO. Resultados: Na sinalização do utente 69,8% dos profissionais sentem dificuldade na escolha da tipologia, e 73,9% considera o preenchimento do sistema informático complexo. No processo de referenciação, 78,1% dos profissionais referem sentir dificuldades de forma geral. Sugestões de melhoria: melhorar a interoperabilidade do sistema informático da RNCCI com o SClínico e maior articulação da Equipa de Gestão de Altas (EGA) com os Serviços referenciadores. Conclusão: É crucial identificar as dificuldades sentidas na referenciação, de modo a evitar atraso no acesso aos cuidados. As sugestões de melhoria fornecem inputs valiosos para desenvolver estratégias na otimização do processo de referenciação.
Enquadramento: Compreender a literacia dos profissionais de saúde na referenciação para a Rede Nacional dos Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) é essencial para garantir um acesso eficaz aos cuidados. Objetivo: Conhecer as dificuldades dos médicos, enfermeiros e assistentes sociais das unidades hospitalares da Unidade Local de Saúde Lisboa Ocidental (ULSLO) que referenciam utentes para a RNCCI. Metodologia: Estudo quantitativo, observacional, descritivo e transversal com recurso a questionário aplicado nos três hospitais da ULSLO. Resultados: Na sinalização do utente 69,8% dos profissionais sentem dificuldade na escolha da tipologia, e 73,9% considera o preenchimento do sistema informático complexo. No processo de referenciação, 78,1% dos profissionais referem sentir dificuldades de forma geral. Sugestões de melhoria: melhorar a interoperabilidade do sistema informático da RNCCI com o SClínico e maior articulação da Equipa de Gestão de Altas (EGA) com os Serviços referenciadores. Conclusão: É crucial identificar as dificuldades sentidas na referenciação, de modo a evitar atraso no acesso aos cuidados. As sugestões de melhoria fornecem inputs valiosos para desenvolver estratégias na otimização do processo de referenciação.
Description
Keywords
Delivery of health care integrated Health communication Healthcare models Nursing care Patient care planning Patient discharge Prestação integrada de cuidados de saúde Alta do paciente Planejamento em saúde Modelos de assistência à saúde Cuidados de enfermagem Comunicação em saúde