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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Founded in the 40s by the Portuguese Government and with an innovative concept of
providing a hospitality service in historic locations such as castles, monasteries and forts,
Pousadas de Portugal was a group of 37 inns properties located from North to South of the
country. Managed by the Pestana Group since 2003, it offered unique and innovative
experiences.
From 2010, with the worsening of the economic and financial crisis in Portugal and due to the
low awareness of the Pousadas de Portugal particularly abroad, the sales level decreased
considerably.
Thus, Dr. Miguel Velez decided to revolutionize the company and set a new strategic plan to
increase and strengthen the brand image of Pousadas de Portugal, attract foreign customers,
with the main objective to increase sales and reverse the company's results.
The strategy of the Pousadas de Portugal is the main topic of the case study and includes
themes such as the external factors that affect the industry, product differentiation, positioning
and sustainable competitive advantages.
A Literature Review of subjects related to the Case Study is provided, followed by a Teaching
Note that addresses the viability of the new strategy adopted to capture foreign markets and
consequently increase the company's sales. Throughout the analysis, it is possible to verify
that the differentiation strategy combined with a greater investment in Marketing and the
creation of new services and units may be a viable alternative to the sustainability and success
of the company.
Fundada nos anos 40 pelo Governo Português e com o conceito inovador de providenciar um serviço de alojamento em localizações histórias como castelos, conventos e fortes, as Pousadas de Portugal eram um grupo de 37 unidades hoteleiras localizadas de Norte a Sul do país. Geridas pelo Grupo Pestana desde 2003, ofereciam experiências únicas e inovadoras. A partir de 2010, com o agravamento da crise económica e financeira em Portugal e devida à baixa notoriedade das Pousadas de Portugal particularmente no estrangeiro, as vendas diminuíram consideravelmente. Assim, o Dr. Miguel Velez decidiu revolucionar a empresa e definir um novo plano estratégico para aumentar e fortalecer a imagem das Pousadas de Portugal, atrair clientes estrangeiros, com o principal objetivo de aumentar as vendas e inverter os resultados da empresa. A estratégia das Pousadas de Portugal é o tema principal do caso e inclui temas de estratégia, como a envolvente externa que afeta a indústria, a diferenciação do produto, o posicionamento e vantagens competitivas sustentáveis. A Literature Review relacionada com o Case Study providenciado, seguido da Teaching Note assenta na viabilidade da nova estratégia adotada para capturar mercado externo e consequentemente aumentar as vendas da empresa. Através da análise do caso, verifica-se que a estratégia de diferenciação alinhada com uma maior aposta no Marketing e criação de novos serviços e unidades, poderá ser uma alternativa viável à sustentabilidade e sucesso da empresa.
Fundada nos anos 40 pelo Governo Português e com o conceito inovador de providenciar um serviço de alojamento em localizações histórias como castelos, conventos e fortes, as Pousadas de Portugal eram um grupo de 37 unidades hoteleiras localizadas de Norte a Sul do país. Geridas pelo Grupo Pestana desde 2003, ofereciam experiências únicas e inovadoras. A partir de 2010, com o agravamento da crise económica e financeira em Portugal e devida à baixa notoriedade das Pousadas de Portugal particularmente no estrangeiro, as vendas diminuíram consideravelmente. Assim, o Dr. Miguel Velez decidiu revolucionar a empresa e definir um novo plano estratégico para aumentar e fortalecer a imagem das Pousadas de Portugal, atrair clientes estrangeiros, com o principal objetivo de aumentar as vendas e inverter os resultados da empresa. A estratégia das Pousadas de Portugal é o tema principal do caso e inclui temas de estratégia, como a envolvente externa que afeta a indústria, a diferenciação do produto, o posicionamento e vantagens competitivas sustentáveis. A Literature Review relacionada com o Case Study providenciado, seguido da Teaching Note assenta na viabilidade da nova estratégia adotada para capturar mercado externo e consequentemente aumentar as vendas da empresa. Através da análise do caso, verifica-se que a estratégia de diferenciação alinhada com uma maior aposta no Marketing e criação de novos serviços e unidades, poderá ser uma alternativa viável à sustentabilidade e sucesso da empresa.