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Advisor(s)
Abstract(s)
The increasing complexity and size of contemporary cities incited the
necessity to rethink the experience and aesthetic of living in a public
space. In this context, public art first appeared as an integrating element,
capable of deepening the collective memories of communities, to later
evolve towards a thematic centered around the globalized individual. In
that sense, globalized cities promote a fertile ground for understanding the
fundamental questions regarding the conceptual, functional and aesthetic
relationship between individuals and the public space they inhabit.
The work presented in this doctoral research relates the social and artistic
experience of western contemporary cities with their aural culture. This
work presents the progression of the use of sound in art and seeks to
demonstrate the relevance of sound as a sociological phenomenon,
important in the connection between the individual and the inhabiting
space.
The research begins with the identification of the distinct strategies and
methods for implementing sonic interfaces in public art and of the direct
use of quotidian sounds as a support and basis for the construction of
different artistic expressions such as audio-visual sound design, artistic
sound spaces, compositions by soundscapes and sound sculptures.
This study surfaced evidences regarding the potential and effectiveness of
the use of multimedia technology in the context of sonic ecology projects
for moderating the interaction between the occupant, the environment and
identity of the public space.
In order to further explore and verify this idea, a set of artistic experiences
situated in the context and thematic of “place” were developed using
distinct technological implementation strategies. A qualitative analysis of
the work, through interviews and surveys taken on by curators and
coauthors, concluded that the use of technology was indeed efficient in the
resolution of conceptual and technical requirements of the artistic
development, and that modern mobile technology such as sonic
augmented reality is successful in transforming the experience of the
public space using everyday sounds.
Com o expandir das cidades e consequente crescimento físico das mesmas, surgiu a necessidade de repensar as vivências e o estético no espaço público. A arte pública apresentou-se primeiro como um elemento integrador e de aprofundamento da memória coletiva das comunidades, evoluindo hoje para uma relação centrada no indivíduo global. As cidades globais discutem o posicionamento da arte e procuram compreender o indivíduo debatendo as problemáticas conceptuais, funcionais e estéticas da sua relação com o espaço. Esta tese pretende relacionar a experiência social e artística das cidades contemporâneas ocidentais com a sua cultura auditiva. O trabalho de doutoramento Espaços Sonoros apresenta a evolução do uso do som na arte e procura demonstrar a pertinência do som como fenómeno sociológico, preponderante na ligação do indivíduo com o espaço. Apresentaremos nesta pesquisa a aplicabilidade do uso do som como meio potenciador da relação entre o fruidor, o espaço público e a arte. Este projeto enumera as potencialidades da implementação de interfaces sonoros na arte pública e do uso do som quotidiano como suporte e base na construção de diferentes expressões artísticas sonoras como o desenho de som em audiovisual, os espaços artísticos sonoros, as composições por paisagem sonora e as esculturas sonoras. A proposta de integração de tecnologia multimédia na construção da paisagem sonora é apresentada nesta tese como elemento potenciador da relação do interveniente de um espaço, com a memória ambiental e identitária desse lugar. Foi desenvolvido neste estudo um conjunto de experiências de base artística tecnológica propondo um método de construção baseada no lugar. A utilização de sistemas móveis e técnicas de realidade sonora aumentada demonstraram aptidão na transformação da experiência do espaço público através do uso do som quotidiano do lugar. Procedeu-se à análise dos resultados das experiências artísticas tecnológicas pelo levantamento de opiniões de curadores e de coautores das composições pelo som quotidiano, tendo o método proposto e o uso de tecnologia demostrado eficácia na resolução das necessidades conceptuais, operacionais e artísticas na construção de obras de arte pública sonora.
Com o expandir das cidades e consequente crescimento físico das mesmas, surgiu a necessidade de repensar as vivências e o estético no espaço público. A arte pública apresentou-se primeiro como um elemento integrador e de aprofundamento da memória coletiva das comunidades, evoluindo hoje para uma relação centrada no indivíduo global. As cidades globais discutem o posicionamento da arte e procuram compreender o indivíduo debatendo as problemáticas conceptuais, funcionais e estéticas da sua relação com o espaço. Esta tese pretende relacionar a experiência social e artística das cidades contemporâneas ocidentais com a sua cultura auditiva. O trabalho de doutoramento Espaços Sonoros apresenta a evolução do uso do som na arte e procura demonstrar a pertinência do som como fenómeno sociológico, preponderante na ligação do indivíduo com o espaço. Apresentaremos nesta pesquisa a aplicabilidade do uso do som como meio potenciador da relação entre o fruidor, o espaço público e a arte. Este projeto enumera as potencialidades da implementação de interfaces sonoros na arte pública e do uso do som quotidiano como suporte e base na construção de diferentes expressões artísticas sonoras como o desenho de som em audiovisual, os espaços artísticos sonoros, as composições por paisagem sonora e as esculturas sonoras. A proposta de integração de tecnologia multimédia na construção da paisagem sonora é apresentada nesta tese como elemento potenciador da relação do interveniente de um espaço, com a memória ambiental e identitária desse lugar. Foi desenvolvido neste estudo um conjunto de experiências de base artística tecnológica propondo um método de construção baseada no lugar. A utilização de sistemas móveis e técnicas de realidade sonora aumentada demonstraram aptidão na transformação da experiência do espaço público através do uso do som quotidiano do lugar. Procedeu-se à análise dos resultados das experiências artísticas tecnológicas pelo levantamento de opiniões de curadores e de coautores das composições pelo som quotidiano, tendo o método proposto e o uso de tecnologia demostrado eficácia na resolução das necessidades conceptuais, operacionais e artísticas na construção de obras de arte pública sonora.
Description
Keywords
Public sound art Augmented sound reality Augmented sound sculpture Acoustic territories Soundscapes Arte pública sonora Realidade sonora aumentada Escultura sonora aumentada Territórios acústicos Paisagem sonora
