Repository logo
 
Publication

A influência das agências de comunicação sobre a agenda mediática e pública em Portugal : estudo de caso : campanha “considere os factos” : ANIPLA : pela OMNI Partners

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRomba, Maria Inês das Neves Moreira de Almeida
dc.contributor.authorViana, Patrícia Mota Ferreira Morgado
dc.date.accessioned2020-02-13T10:02:22Z
dc.date.available2020-02-13T10:02:22Z
dc.date.issued2019-12-05
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractA presente dissertação debruça-se sobre o papel e a capacidade de influência das agências de comunicação sobre a construção das agendas mediática e pública, em Portugal. Assim sendo, para o enquadramento teórico são caraterizadas algumas noções de interesse para a investigação, como agenda-setting, agenda mediática, agenda pública, opinião pública, Relações Públicas, agência de comunicação e assessoria de imprensa. Para este trabalho, é convocada a hipótese clássica da área da Comunicação, Agenda-setting, de acordo com a perspetiva de McCombs & Shaw, autores de referência. Para dar resposta à pergunta de partida “Qual a influência das agências da comunicação sobre a agenda mediática e pública, em Portugal?”, é aplicado o método do estudo de caso a uma campanha da Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas (ANIPLA), denominada “Considere os Factos” (2018), cuja divulgação mediática ficou a cargo da agência de comunicação ONMI Partners. Para complementar o estudo de caso, foram também conduzidas entrevistas estruturadas a um painel de experientes e reputados profissionais de jornalismo e de comunicação e relações públicas portugueses A partir desta investigação, fica clara a relação entre jornalistas e profissionais de agência de comunicação, a importância das funções dos profissionais de comunicação para a atividade jornalística, a evolução dos conteúdos jornalísticos, bem como a capacidade de influência das agências de comunicação sobre a agenda dos media e da sociedade, em Portugal. Além do mais, propõe-se uma evolução à hipótese clássica do Agenda-setting, no panorama atual português.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation focuses on the role and influence of communication agencies on the construction of media and public agenda, in Portugal. Thus, for the theoretical framework, some notions of the research interest were characterized, such as agenda-setting, media agenda, public agenda, public opinion, public relations, communication agency and media relations. In this paper, the classic hypothesis of theCommunication field, Agenda-setting, is called upon, according to the perspective of McCombs & Shaw, notorious authors. In order to answer to the starting question “What is the influence of communication agencies on the media and public agendas, in Portugal?”, the case study method is applied over a campaign by the National Association of Plant Protection Industry (ANIPLA), called “Consider the Facts” (2018), which was made public by the communication agency ONMI Partners. To complement the case study, structured interviews were also conducted to a panel of experienced and reputed Portuguese journalism and communication/public relations professionals. From this investigation, it is clear the relationship between journalists and communication agency professionals, the importance of the roles of communication practitioners for the journalistic activity, the evolution of journalistic contents, as well as the ability of communication agencies to influence media and society’s agendas, in Portugal. Moreover, an evolution to the classical Agenda-setting hypothesis is proposed in the current Portuguese panorama.pt_PT
dc.identifier.tid202384098pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/29534
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAgenda-settingpt_PT
dc.subjectAgenda mediáticapt_PT
dc.subjectAgenda públicapt_PT
dc.subjectOpinião públicapt_PT
dc.subjectRelações públicaspt_PT
dc.subjectAgência de comunicaçãopt_PT
dc.subjectAssessoria de imprensapt_PT
dc.titleA influência das agências de comunicação sobre a agenda mediática e pública em Portugal : estudo de caso : campanha “considere os factos” : ANIPLA : pela OMNI Partnerspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DISSERTAÇÃO.pdf
Size:
5.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: