Repository logo
 
Publication

A medida tutelar educativa de internamento : reflexão crítica à tripartição dos regimes de execução

datacite.subject.fosCiências Sociais::Direitopt_PT
dc.contributor.advisorTavares, Sandra Flávia Correia Batista
dc.contributor.authorRocha, Carla Alexandra da Mota Soares
dc.date.accessioned2024-11-25T17:01:50Z
dc.date.embargo2025-11
dc.date.issued2024-10-01
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractA reforma do Direito de Menores em Portugal, representada pela Lei Tutelar Educativa, visa uma abordagem educativa e de acompanhamento, mas que enfrenta atualmente inúmeros desafios práticos. Em concreto, a presente Dissertação tem como ponto de partida o tema da delinquência juvenil e a forma como, face à primeira problemática, intervém o Estado Português através da aplicação das Medidas Tutelares Educativas, em especial, o Internamento, considerada, pela sua natureza, uma medida de ultima ratio, mas que, apesar do propósito educativo da Lei Tutelar Educativa, corre o risco, na sua execução, de apresentar traços punitivos ou pouco personalizados para suprir, eficazmente, as necessidades reveladas por cada jovem. É neste sentido que nos propomos a refletir acerca de uma eventual reconfiguração da referida medida, dando especial enfoque aos regimes de execução aberto e fechado, tendo sempre por ímpeto a ideia-base de que um jovem infrator não é uma «causa-perdida», estando ainda em tempo, pela fase de crescimento em que se encontra, de ser educado para o direito.pt_PT
dc.description.abstractThe reform of «Minors’ Law» in Portugal, represented by The Child Protection Education Act (Lei Tutelar Educativa), aims an educational and monitoring approach, although currently faces numerous practical challenges. Specifically, the present Dissertation has as its starting point the subject of juvenile delinquency and the way in which, faced with the first problem, the Portuguese State intervenes through the application of Tutelary Educational Institutional Measures, in particular, Internment, considered, by its nature, a measure of last resort, but which, despite the educational purpose of The Child Protection Education Act (Lei Tutelar Educativa), faces the risk, in its implementation, of having punitive or poorly personalized features to, effectively, supply the need revealed by each young person. It is in this regard that we propose to reflect on a possible reconfiguration of the stated measure, giving special focus to the «Open» and «Closed Execution Regimes», always having as impetus the primary idea that a young offender is not a «lost-cause», and still has time, due to the stage of growth he is in, to be educated for the law.pt_PT
dc.identifier.tid203725840pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/47269
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMenor/jovempt_PT
dc.subjectMedidas tutelares educativaspt_PT
dc.subjectInternamentopt_PT
dc.subjectRegime abertopt_PT
dc.subjectRegime fechadopt_PT
dc.subjectEducar para o direitopt_PT
dc.subjectIndividualizaçãopt_PT
dc.subjectMinor/youngpt_PT
dc.subjectTutelary educational institutional measurept_PT
dc.subjectInternmentpt_PT
dc.subjectOpen regimept_PT
dc.subjectClosed regimept_PT
dc.subjectEducate for the lawpt_PT
dc.subjectIndividualizationpt_PT
dc.titleA medida tutelar educativa de internamento : reflexão crítica à tripartição dos regimes de execuçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Direitopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203725840.pdf
Size:
669.23 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: