Repository logo
 
Publication

O que é avaliar?: reconstrução de práticas e conceções de avaliação

dc.contributor.authorRoldão, Maria do Céu
dc.contributor.authorFerro, Nuno
dc.date.accessioned2017-07-25T15:39:43Z
dc.date.available2017-07-25T15:39:43Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractA avaliação das aprendizagens constitui-se como parte integrante do desenvolvimento curricular, como regulação e aferição das aprendizagens intencionalizadas mediante a ação de ensinar. Contudo, as práticas predominantes na escola, na sua “gramática” organizacional tradicional, mecanicista e uniformista, instalada desde o século XIX, separam os modos,os espaços e os tempos destinados a ensino e avaliação, na decorrência de conceitos de ensinar e aprender herdados, mas inadequados. Neste texto, reexamina-se o conceito de avaliação, enquadrando, assim, um projeto de formação--investigação em curso numa escola portuguesa, coordenado pelos autores, centrado na reflexão e melhoria, por parte dos professores, dos seus modos de desenvolver e aferir avaliação das aprendizagens segundo critérios progressivamente aferidos entre os pares, de que se apresentam dados intermédios.
dc.description.abstractLa evaluación de los aprendizajes constituye parte integrante del desarrollo curricular, como regulación y verificación de los aprendizajes intentados mediante la acción de enseñar. Sin embargo, las prácticas predominantes en la escuela, en su “gramática” organizacional tradicional, mecanicista y uniformista instalada desde el siglo XIX, separan los modos, los espacios y los tiempos destinados a la enseñanza y a la evaluación en función de conceptos de enseñar y aprender heredados, pero inadecuados. En este texto se reexamina el concepto de evaluación y de este modo se enmarca un proyecto de formación-investigación, coordinado por los autores en una escuela portuguesa. Este proyecto se centra en la reflexión y la mejora del professorado, de sus modos de desarrollar y de verificar la evaluación de los aprendizajes según criteriosprogresivamente comparados entre os pares, de que se presentan datos intermedios.
dc.description.abstractThe evaluation of learning is an integral part of curriculum development used for the regulation and measurement of intentional learning in the course of teaching. However, the practices that prevail in schools, with their traditional, organizational, mechanistic and uniformistic "grammar", in place since the 19th century, separate the ways, spaces and times intended for teaching and assessment, due to the concepts inherited of teaching and learning, which are inadequate. This text reviews the concept of evaluation, including an ongoing project of formation research in a Portuguese school. This project, coordinated by the authors, focuses on the reflection and improvement carried out by teachers regarding their ways of developing and measuring learning evaluation, according to progressively assessed criteria agreed on among peers, whose intermediate data are presented here.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRoldão, M.C., Ferro, N. (2015). O que é avaliar? Reconstrução de práticas e conceções de avaliação. Estudos em Avaliação Educacional, 26(63), 570-594pt_PT
dc.identifier.doi10.18222/eae.v26i63.3671pt_PT
dc.identifier.issn0103-6831
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/22571
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherFundação Carlos Chagas
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_PT
dc.subjectDesenvolvimento do currículopt_PT
dc.subjectCritérios de avaliaçãopt_PT
dc.subjectFormação em contextopt_PT
dc.subjectEvaluación del aprendizaje
dc.subjectDesarrollo de currículo
dc.subjectCriterios de evaluación
dc.subjectFormación en contexto
dc.subjectEvaluation of learning
dc.subjectCurriculum development
dc.subjectEvaluation criteria
dc.subjectTraining in context
dc.titleO que é avaliar?: reconstrução de práticas e conceções de avaliaçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage594
oaire.citation.issue63
oaire.citation.startPage570
oaire.citation.titleEstudos em Avaliação Educacionalpt_PT
oaire.citation.volume26
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
O que é avaliar.pdf
Size:
494.17 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: