Publication
A escola como organização antropológica e ética : estudo de caso
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Baptista, Isabel Maria de Carvalho | |
dc.contributor.author | Amaral, José Miguel Nascimento Mendes Fraga | |
dc.date.accessioned | 2019-05-31T06:58:20Z | |
dc.date.available | 2019-05-31T06:58:20Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.description.abstract | Este trabalho corresponde a uma dissertação de doutoramento em ciências da educação, tendo por base um estudo sobre a escola, entendida como um lugar humanista intrinsecamente relacional. Ou seja, como um lugar antropológico. Assim, tentando perceber em que medida a escola funciona como organização antropológica e ética, para efeitos de fundamentação do quadro teórico, foi feita uma revisão bibliográfica com recurso a autores de referência nos domínios da administração e organização escolar, da antropologia e da ética educacional. Do ponto de vista empírico, o estudo centrou-se numa escola em particular, inserida no sistema educativo português, seguindo uma metodologia de estudo de caso enquadrada pelo paradigma crítico e interpretativo. Os dados recolhidos e analisados permitem-nos evidenciar a importância da educação escolar no desenvolvimento do projeto antropológico, individual e coletivo e, nessa medida, a necessidade de reforçar as dimensões éticas que sustentam a vida de cada escola, tornando-a, efetivamente, num lugar de humanidade e hospitalidade. | pt_PT |
dc.description.abstract | This work corresponds to a doctoral thesis in education sciences, based on a study about the school, understood as an intrinsically relational humanistic place. That is, as an anthropological place. Thus, in order to understand the extent to which the school functions as an anthropological and ethical organization, a bibliographical review was carried out using reference authors in the fields of school administration and organization, anthropology and educational ethics. From the empirical point of view, the study focused on a particular school, inserted in the Portuguese educational system, following a methodology of case study framed by the critical and interpretative paradigm. The data collected and analysed allow us to highlight the importance of school education in the development of the anthropological project, individual and collective, and to this extent, the need to reinforce the ethical dimensions that sustain the life of each school, effectively making it a place of humanity and hospitality. | pt_PT |
dc.description.abstract | Ce travail correspond à une thèse de doctorat en sciences de l'éducation, basée sur une étude de l'école, comprise comme un lieu humaniste intrinsèquement relationnel. C'est-à-dire en tant que lieu anthropologique. Ainsi, afin de comprendre dans quelle mesure l’école fonctionne comme une organisation anthropologique et éthique, une revue bibliographique a été réalisée avec des auteurs de référence dans les domaines de l’administration et de l’organisation scolaires, de l’anthropologie et de l’éthique de l’éducation. D'un point de vue empirique, l'étude s'est concentrée sur une école particulière, insérée dans le système éducatif portugais, en suivant une méthodologie d'étude de cas encadrée par le paradigme critique et interprétatif. Les données collectées et analysées permettent de mettre en évidence l’importance de l’éducation scolaire dans le développement du projet anthropologique individuel et collectif et, dans cette mesure, la nécessité de renforcer les dimensions éthiques qui sous-tendent la vie de chaque école, en en faisant, effectivement, un lieu d'humanité et d'hospitalité. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101529392 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/27720 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.title | A escola como organização antropológica e ética : estudo de caso | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Doutoramento em Ciências da Educação | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- A escola como organização antropológica e ética - estudo de caso.pdf
- Size:
- 1.76 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.44 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: