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A entrada das empresas portuguesas no mercado brasileiro e o seu investimento directo estrangeiro

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestão
dc.contributor.advisorAlves, Paulo Alexandre Pimenta
dc.contributor.advisorCunha, Manuel Ricardo Fontes da
dc.contributor.authorGodinho, Diana Peito
dc.date.accessioned2015-03-12T09:01:09Z
dc.date.available2015-03-12T09:01:09Z
dc.date.issued2014-08-07
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractO objectivo deste trabalho é possibilitar uma análise sobre o IDE das empresas portuguesas, com especial foco para o Brasil, assim como e, paralelamente ao estágio realizado, apontar os problemas que as empresas portuguesas encontram quando chegam ao mercado brasileiro, dando também algumas sugestões e possíveis soluções. A pesquisa para este trabalho passou por uma profunda revisão de literatura e pela entrevista a dois organismos, à Embaixada de Portugal em Brasília e à Câmara de Comércio Centro – Oeste, e a uma empresa, a Unicer. Como principais resultados sobre quais seriam as principais entraves que as empresas portuguesas enfrentam quando se deslocam para o Brasil, surge o excesso de burocracia existente, o elevado proteccionismo, sistema fiscal e tributário complexo e a dificuldade na obtenção de todo o tipo de vistos. Concluímos então que é necessário afinar as estratégias da AICEP, Câmaras de Comércio e Embaixada, como forma de apoiar e possibilitar um melhor e rápido acesso ao mercado brasileiro, para além da existência de acordos entre os dois países, nomeadamente na eliminação de barreiras à entrada. É altamente necessário agilidade na constituição de empresas assim como nos pedidos de visto.por
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to allow an analysis of portuguese companies' IDE, with particular emphasis in Brazil, as well as, in parallel with the internship that was conducted, to point out the issues that portuguese companies come across when they reach the Brazilian market. Some suggestions and possible solutions are proposed to solve these setbacks. The research for this paper consisted in an exhaustive literature review and in the interview of two major organisms, the Portuguese Embassy in Brasilia and the Chamber of Commerce Center-West, and one company, Unicer. The key findings about what would be the main setbacks that portuguese companies would come across when entering the Brazilian market are the excess bureaucracy, the brazilian protectionism about its own business, the complexity of the fiscal and tributary system and the difficulty in obtaining any kind of visa. Thus, we conclude that is necessary to tune AICEP, the Chambers of Commerce and the Embassy's strategies in order to support and allow a better and faster access to the brazilian market. This would complement the already existing agreements between the two countries and would be a step forward putting down the barriers to enter Brazil. It is highly necessary to expedite the constitution of enterprises and visa requests.por
dc.identifier.tid201496062
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/16895
dc.language.isoporpor
dc.subjectInvestimento Directo Estrangeiro no Brasilpor
dc.subjectDiplomacia económicapor
dc.subjectDificuldades das empresas portuguesaspor
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectComércio externopor
dc.subjectDeterminantes de IDEpor
dc.subjectForeign Direct Investment in Brazilpor
dc.subjectEconomic diplomacypor
dc.subjectDifficulties of Portuguese companiespor
dc.subjectInternationalizationpor
dc.subjectForeign tradepor
dc.subjectFDI determinantspor
dc.titleA entrada das empresas portuguesas no mercado brasileiro e o seu investimento directo estrangeiropor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Finanças

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