Repository logo
 
Publication

O potencial da internet das coisas na abordagem interdisciplinar do currículo na área das ciências no 3º ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAlves, José Joaquim Ferreira Matias
dc.contributor.advisorAndrade, António Manuel Valente de
dc.contributor.authorMagalhães, Andreia Maria Beça
dc.date.accessioned2021-03-03T11:54:08Z
dc.date.available2021-03-03T11:54:08Z
dc.date.issued2020-06-09
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractImpulsionada pelas inovações tecnológicas que emergem diariamente, a sociedade tem-se tornado cada vez mais digital e interligada, fazendo com que as tarefas diárias sejam mais fáceis, rápidase progressivamente mais automáticas. A Internet das Coisas (IdC) sustenta-se num conjunto de tecnologias que permite, a partir de dispositivos tecnológicos, como sensores, ligar objetos à internet e destes recolher dados do mundo analógico, em tempo real, possibilitandoações imediatas ou o seu armazenamento para posterior análise e controlo. Estes cenários dinâmicos podem contribuir para o enriquecimento das aprendizagens. Neste contexto, reconhecendo na Internet das Coisas uma mais valia para fazer evoluir o ensino para um modelo baseado no desenvolvimento de competências, que exige do aluno um papel mais ativo, a escola poderátirar partido das possibilidades que esta oferece, pois torna a sala de aula um espaço “aberto” onde as limitações físicas não são relevantes para a interpretação do meio envolvente. Logo, dá suporte a uma aprendizagem ativa baseada em casos, Case-Based Learning(CBL), do mundo real, através da exploração de assuntos que vão ao encontro dos interesses e ao contexto dos alunos e da sua comunidade. Para tal, o meio/objeto em estudo será monitorizado e os alunos poderão, depois de analisar os dadosintegrando saberes multidisciplinares, atuarem sobre o meio/objeto no controlo das variáveis, em tempo real e com constante atualização. Como resultado do exposto, recorreu-sea uma metodologia mista para se estudar se a Internet das Coisas tem efeitos na organização do ensino, na consecução das aprendizagens e na promoção de abordagens interdisciplinares na área de ciências no 3.º ciclo do ensino básico.Para tal, utilizou-se como instrumentos para recolha de dados, inquéritos aos alunos e entrevistas focus groupaos professores, baseados na metodologia TAMe no trabalho de alguns autores, questionários aos alunos sobre conteúdos e observação contínua dos participantes, registada em diário de bordo.O que permitiu verificarquea Internet das Coisas foi aceite por alunos e professores, pois consideram que esta proporciona uma aprendizagemativa, interativa, motivadora, centrada no aluno, na qual este terá de aplicar os seus conhecimentos para resolver problemas do mundo real. Mostra-se ainda como um ambiente de aprendizagem significativa, que desenvolve o pensamento analítico e valoriza asdiferentes disciplinastraz benefícios ao desenvolvimento dos alunos e conduz a maior autonomia na aquisição de conhecimentos.pt_PT
dc.description.abstractDriven by the technological innovations that emerge daily, society has become increasingly digital and interconnected, making everyday tasks easier, fasterand progressively more automatic.The Internet of Things (IoT) is based on a set of technologies that enable, from technological devices such as sensors, to connect objects to the Internet and collect data from the analog world in real time, allowing immediate action or storage for further analysis and control. These dynamic scenarios can contribute to the enrichment of learning.In this context, recognizing on the Internet of Things an added value in evolving teaching towards a model based on skills development, which requires the pupil to play a more active role, the school can take advantage of the possibilities it offers by making the classroom an “open” space where physical limitations are not relevant to the interpretation of the surroundings. Thus, it supports case-based active learning, Case-Based Learning (CBL), from the real world by exploring subjects that meet the interests and context of students and their community. To this end, the medium/object under study will be monitored and students can, after analyzing the dataintegrating multidisciplinary knowledge, act on the medium/object in the control of variables, in real time and with constant updating.As a result of the above, a mixed methodologywas used to study if the Internet of Things has effects on the organization of teaching, the achievement of learning and the promotion of interdisciplinary approaches in science in the 3rd cycle of basic education.For such, used as instruments for data collection, student surveys and focus group interviews with teachers, based on the TAM methodology and based on the work of the following researchers, student questionnaires on content and continuous observation of participants, recorded ina researcher’s diary.This made it possible to verify thatthe Internet of Things was accepted by students and teachers because they believe it provides active, interactive, motivating, student-centered learning in which they will have to apply their knowledge to solve real-world problems. It is also shown as a meaningful learning environment that develops analytical thinking and values different disciplinesbrings benefits to student development and leads to greater autonomy in the acquisition of knowledge.pt_PT
dc.identifier.tid101636873pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/32138
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInternet das Coisaspt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectCiênciaspt_PT
dc.subject3.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectInternet of Thingspt_PT
dc.subjectInterdisciplinaritypt_PT
dc.subjectCurriculumpt_PT
dc.subjectSciencespt_PT
dc.subject3rd cycle basic educationpt_PT
dc.titleO potencial da internet das coisas na abordagem interdisciplinar do currículo na área das ciências no 3º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Andreia Magalhães_Tese.pdf
Size:
9.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format