Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
138.52 MB | Adobe PDF |
Abstract(s)
This thesis aims to understand better the retouchings on dry plate negatives and contribute to their preservation, updating established conservation practices. Archives of old photography studios, and photographers, are kept for their recognized historical and cultural value. These are mostly negative collections, which are frequently retouched. The research focused on several Portuguese negative collections from the first half of the twentieth century. It was divided into a three-way approach: 1, establish a historical framework to explain the retouching practices, their acceptance, criticisms, and how they relate with contemporary aesthetics, social-cultural dimensions and contribute to a better knowledge of the visual culture of the time; 2, review the practice of retouching to identify motivations, identification of materials and techniques and understand intended effects; 3, revise the established conservation procedures. Frequently not valued in the past, retouched photography exists since the birth of photography itself. Furthermore, although often criticized, retouching photography is an accepted part of the photographic process. However, it is not only relevant to explain and characterize a photographer's technique. While a hidden practice, retouching has a significant impact on the visual culture of its time and even how images and aesthetics of that time help evolve and influence photography today. Many authors identified the aproximation to the truth and the photographer's eye as the primary motivation. When photography was still debating its role in the arts, retouching was central to the discussion and used by each side as an argument both in favor and against. However, for the professional photographer, retouching negatives was necessary to please the client, assure flawless prints, and even a measure of pride in their work's quality. Fourier-transform infrared spectroscopy (FT-IR) was used to complement the identification of retouching materials. The result is a compilation of spectra that can be used as references in future studies. Some flaws in current conservation procedures have been identified, with consequences in the value and preservation of retouched negative collections. Conservation of archive collections can no longer be dissociated from digital dissemination. The conservator needs to take a more active role in advocating for collections' materiality in digital environments to ensure their preservation and truthful representation of the photographic cultural heritage. The retouching practices were kept forgotten for a long time. This work now shines a light on the importance of preserving retouched collections and open directions for future research in the fields of Conservation, Art History, and other Social Sciences.
Este trabalho visa compreender melhor o retoque em negativos de gelatina e vidro e contribuir para a sua preservação, atualizando as práticas de conservação estabelecidas. Os arquivos de antigos estúdios fotográficos, são preservados pelo seu reconhecido valor hitórico e cultural Trata-se sobretudo colecões de negativos, frequentemente retocados. A investigação focou-se em várias coleções de negativos portuguesas da primeira metade do século XX. Dividiu-se numa abordagem tripla: 1, estabelecer um contexto histórico que explique as práticas de retoque, a sua aceitação e críticas, e como se relacionam com a estética contemporánea, as suas dimensões social-culturais. e como contribuem para a cultura visual da época; 2, rever a prática de retoque, identificar motivações, materiais e técnicas e compreender os efeitos pretendidos; 3, rever procedimentos de conservação estabelecidos. Muitas vezes não valorizado no passado, o retoque existe desde o nascimento da própria fotografia. Além disso, embora muitas vezes criticado, o retoque de fotografia é aceite como parte do processo fotográfico. No entanto, não é apenas relevante para explicar e caracterizar a técnica de um fotógrafo. Embora seja uma prática escondida, o retoque tem impacto significativo na cultura visual do seu tempo e até na forma como as imagens e a estética desse tempo influenciam a cultura visual até à atualidade. Muitos autores identificaram a aproximação à verdade e ao olho do fotógrafo como as principais motivações para o retoque. Quando a fotografia ainda debatia o seu papel nas artes, o retoque foi fulcral para a discussão e usado por ambos lados como argumento tanto a favor como contra. No entanto, para o fotógrafo profissional, retocar os negativos era uma necessidade, para agradar ao cliente, para agradar o cliente, garantir a obtenção de provas perfeitas e até um motivo de orgulho na qualidade do seu trabalho. A Espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FT-IR) foi usada para complementar a identificação de materiais retoques. O resultado é a compilação de espectros que poderão ser usados como referências em estudos futuros. Foram identificadas algumas falhas nos atuais procedimentos de conservação, com consequências na valorização e preservação de coleções de negativos retocados. A conservação das coleções de arquivos já não pode ser dissociada da disseminação digital. O conservador precisa de assumir um papel mais ativo na defesa e promoção da materialidade das coleções em ambientes digitais para garantir a preservação e verdadeira representação do património cultural fotográfico. As práticas de retoque foram mantidas esquecidas por muito tempo. Este trabalho pretende trazer a luz a importância de preservar coleções retocadas e abre caminhos para futuras investigações nas áreas da Conservação, História e Outras Ciências Sociais.
Este trabalho visa compreender melhor o retoque em negativos de gelatina e vidro e contribuir para a sua preservação, atualizando as práticas de conservação estabelecidas. Os arquivos de antigos estúdios fotográficos, são preservados pelo seu reconhecido valor hitórico e cultural Trata-se sobretudo colecões de negativos, frequentemente retocados. A investigação focou-se em várias coleções de negativos portuguesas da primeira metade do século XX. Dividiu-se numa abordagem tripla: 1, estabelecer um contexto histórico que explique as práticas de retoque, a sua aceitação e críticas, e como se relacionam com a estética contemporánea, as suas dimensões social-culturais. e como contribuem para a cultura visual da época; 2, rever a prática de retoque, identificar motivações, materiais e técnicas e compreender os efeitos pretendidos; 3, rever procedimentos de conservação estabelecidos. Muitas vezes não valorizado no passado, o retoque existe desde o nascimento da própria fotografia. Além disso, embora muitas vezes criticado, o retoque de fotografia é aceite como parte do processo fotográfico. No entanto, não é apenas relevante para explicar e caracterizar a técnica de um fotógrafo. Embora seja uma prática escondida, o retoque tem impacto significativo na cultura visual do seu tempo e até na forma como as imagens e a estética desse tempo influenciam a cultura visual até à atualidade. Muitos autores identificaram a aproximação à verdade e ao olho do fotógrafo como as principais motivações para o retoque. Quando a fotografia ainda debatia o seu papel nas artes, o retoque foi fulcral para a discussão e usado por ambos lados como argumento tanto a favor como contra. No entanto, para o fotógrafo profissional, retocar os negativos era uma necessidade, para agradar ao cliente, para agradar o cliente, garantir a obtenção de provas perfeitas e até um motivo de orgulho na qualidade do seu trabalho. A Espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FT-IR) foi usada para complementar a identificação de materiais retoques. O resultado é a compilação de espectros que poderão ser usados como referências em estudos futuros. Foram identificadas algumas falhas nos atuais procedimentos de conservação, com consequências na valorização e preservação de coleções de negativos retocados. A conservação das coleções de arquivos já não pode ser dissociada da disseminação digital. O conservador precisa de assumir um papel mais ativo na defesa e promoção da materialidade das coleções em ambientes digitais para garantir a preservação e verdadeira representação do património cultural fotográfico. As práticas de retoque foram mantidas esquecidas por muito tempo. Este trabalho pretende trazer a luz a importância de preservar coleções retocadas e abre caminhos para futuras investigações nas áreas da Conservação, História e Outras Ciências Sociais.
Description
Keywords
Photography Dry plate negative Retouching Portrait Conservation Portuguese collections Fotografia Negativo de gelatina e vidro Retoque Conservação Coleções Portuguesas