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A governança educativa local : a alfabetização pelas direções provinciais em Angola
dc.contributor.author | Mendes, Carolina | |
dc.contributor.author | Matias Alves, José | |
dc.contributor.author | De Carvalho, Paulo | |
dc.date.accessioned | 2016-04-06T14:25:32Z | |
dc.date.available | 2016-04-06T14:25:32Z | |
dc.date.issued | 2015-07 | |
dc.description.abstract | As reflexões apresentadas emergem de um trabalho de investigação de maior dimensão, ainda em desenvolvimento, sobre novos agentes da cooperação e a sua ação na área da educação. É um trabalho que pretende compreender fluxos de práticas de cooperação para o desenvolvimento, raramente contabilizados pelas instituições de cooperação internacional. Com base na concretização do Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar (PAAE) em Angola, a investigação debruça-se sobre as parcerias sociais governamentais (ou não) no âmbito da alfabetização e perceber se estas estarão a ser um catalisador de desenvolvimento segundo o ponto de vista dos agentes envolvidos recorrendo à análise do trabalho de três tipos de instituições tais como: privadas, religiosas e ONG. A presente comunicação alimenta-se da ideia base de que fazer é pensar, tal como refere Sennett, e de que os sujeitos podem tornar-se intérpretes competentes da própria experiência. Desta feita apresenta-se uma análise das políticas educativas no âmbito da educação de adultos em Angola, tendo por referência não só o conceito de Cooperação Dialógica de Sennett (2012) como também o conceito de Governança de Kissler e Heidemann (2006). É deste doble teórico, que observamos e analisamos uma parte dos dados recolhidos em Angola durante o mês de março (2015) numa visita de campo ao Zaire, Malange, Kwanza Sul e Benguela. Enquadrados numa metodologia qualitativa e através de uma análise de conteúdo de três entrevistas semiestruturadas a três coordenadores provinciais do PAAE, apresentam-se evidências sobre diversas dimensões, nomeadamente no que refere à constituição de parcerias, à sua formalização, à implementação do PAAE, às pessoas que o frequentam, à sua monotorização, aos desafios e as inovações que vão emergindo. | pt_PT |
dc.identifier.citation | MENDES, Carolina ; MATIAS ALVES, José ; DE CARVALHO, Paulo - A governança educativa local: a alfabetização pelas direções provinciais em angola. In I Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano”, Porto, Portugal, 23-24 Julho 2015. MACHADO, Joaquim (coord.) - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano: Atas do I Seminário Internacional. Porto: Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Educação e Psicologia, 2015. ISBN 978-989-99486-0-0. Vol. II – Comunicações Livres. p. 1007-1021 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/19552 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.porto.ucp.pt/external/kai/ATAS_VOL_II.pdf | pt_PT |
dc.subject | Cooperação dialógica | pt_PT |
dc.subject | Parcerias sociais | pt_PT |
dc.subject | Governança | pt_PT |
dc.subject | Angola | pt_PT |
dc.title | A governança educativa local : a alfabetização pelas direções provinciais em Angola | pt_PT |
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