Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Criar capacidades e quebrar círculos de pobreza : análise de implementação de um projeto de intervenção social no centro histórico do Porto

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
201488973.pdf1.52 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho tem como objetivo central avaliar o “Catapulta”, projeto de intervenção social direcionado para crianças e jovens em situação de exclusão social no centro histórico do Porto. Pelas suas características, este é um tipo de intervenção que faz sentido enquadrar na literatura relativa à pobreza - aqui entendida como privação de capacidades – sua perpetuação e sua transmissão intergeracional. A análise aqui concretizada tem, então, como ponto de partida a Metodologia de Análise de Implementação desenvolvida por Mendes (2006). Com este trabalho pretende-se, pois, identificar e explicar eventuais falhas do projeto, com base na ideia de que a sua implementação pode estar condicionada por três tipos de restrições: restrições de viabilidade, de racionalidade individual ou de compatibilidade de incentivos. Foram diversos os métodos de pesquisa utilizados: recorremos à análise de dados estatísticos, foram conduzidas entrevistas a responsáveis pelo projeto e a participantes, foram também realizados inquéritos aos colaboradores da instituição responsável, tendo-se ainda recorrido ao método da observação para retirar algumas conclusões sobre aspetos não refletidos nos dados estatísticos ou nas entrevistas e inquéritos. A análise conduzida permitiu-nos concluir que, embora o projeto esteja a cumprir os objetivos traçados para os primeiros 18 meses da sua execução, existem algumas falhas de implementação. Não obstante estas limitações, a intervenção social que o projeto tem vindo a realizar com os jovens, crianças, famílias e a comunidade local poderá vir a revelar-se importante para uma eventual quebra de círculos viciosos de pobreza instalados.
The present study aims at evaluating "Catapulta", a social project directed to children and youth in social exclusion in the centre of Porto. Due to its nature, this is a type of intervention that falls into the literature on poverty - here understood as capability deprivation - its perpetuation and intergenerational transmission. The analysis here implemented has, as starting point, the Implementation Analysis Methodology developed by Mendes (2006). The present study is intended, therefore, to identify and explain any failure of the project, based on the idea that the implementation may be conditioned by three types of restrictions: feasibility constraints, individual rationality constraints or incentive compatibility constraints. Several research methods were used in this analysis, in particular the statistical data analysis, interviews with the project leaders and participants in the project were conducted, questionnaires to employees of the promoting entity were also carried out, and we also used the observation method to draw some conclusions about aspects not reflected in statistics or in the interviews and questionnaires The analysis conducted within the present study allowed us to conclude that although the project is meeting the goals set for the first 18 months of implementation, there are some implementation failures. Despite these limitations, the social intervention that the project has been carrying out with the youth, children, families and the local community might be critical for a possible break of any installed poverty traps in the future.

Description

Keywords

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue