Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O impacto da tecnologia de informação e comunicação no funcionamento familiar com crianças dos 3 aos 10 anos no período pandémico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203239180.pdf954.86 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho de investigação, teve como objetivo principal estudar a relação entre o uso das tecnologias de informação e comunicação e o funcionamento familiar em famílias com crianças dos três aos dez anos no período pandémico. Para alcançar este objetivo, realizouse um estudo quantitativo, do tipo descritivo-correlacional, com uma amostra constituída por 107 famílias, com pais com idades compreendidas entre os 25 e os 56 anos, a maioria com crianças do género feminino. Utilizou-se um questionário sociodemográfico, desenvolvido para este estudo e dois instrumentos de medida: Emerging Technologies & Families Survey (SETF; Bacigalupe et al., 2014) e Systemic Clinical Outcome and Routine Evaluation (SCORE-15; Stratton et al., 2010), versões adaptadas para a população portuguesa. Os resultados desta investigação revelaram que existem diferenças significativas entre o género e os videojogos, concluindo-se que os rapazes utilizam mais os videojogos do que as raparigas. Foram também encontradas diferenças estatisticamente significativas entre o nível educativo da mãe e o uso do e-mail e das redes sociais; entre o nível educativo do pai e o uso do e-mail. As crianças que pertençam a um agregado familiar com um nível socioeconómico médio têm mais acesso às redes sociais e, existem diferenças estatisticamente significativas no tempo em frente aos ecrãs do telemóvel, do computador portátil e das redes sociais em função do nível socioeconómico. Os resultados revelaram ainda que ao maior número de problemas familiares relacionados com o uso das TIC, relatados pelos pais, associa-se a um pior funcionamento familiar; quanto mais problemas decorrentes da utilização das TIC, menos comunicação eficaz entre os membros da família; quanto mais problemas reportados, maiores são as dificuldades sentidas pela família; quanto maior o número de problemas decorrentes da utilização das TIC, melhor a perceção do impacto das mesmas na família. Ainda, as crianças que frequentam o 1.º CEB utilizam mais às redes sociais do que as crianças que frequentam o pré-escolar.
The mission of this research was to study the relationship between the use of information and communication technologies alongside family functions in families with children aged from three to ten in pandemic period. In order to achieve this goal, we conducted a quantitative, descriptive-correlational study with a sample of 107 (one hundred and seven) families, among parents aged between 25 (twenty-five) and 56 (fifty-six) years, having, the majority of them, female children. Additionally, we used a sociodemographic questionnaire, developed for this study, and two measurement instruments: Emerging Technologies & Families Survey (SETF; Bacigalupe et al., 2014) and Systemic Clinical Outcome and Routine Evaluation (SCORE-15; Stratton et al., 2010), versions adapted for the Portuguese population. The results of this investigation revealed that there are significant differences between gender and video games, concluding that boys use video games more than girls. Statistically significant differences were also found between the mother's educational level and the use of e-mail and social networks; between the educational level of the father and the use of e-mail. Children who belong to a household with an average socioeconomic level have more access to social networks and there are statistically significant differences in the screen time of cell phone/laptop and social networks in function of socioeconomic level. The results also revealed that the greater number of family problems related to the use of ICT, reported by parents, is associated with worse family functioning; the more problems arising from the use of ICT, the less effective communication between family members; the more problems reported, greater the difficulties felt by the family; greater the number of problems arising from the use of ICT, better the perception of their impact on the family. Also, children who attend the 1st CEB use social networks more than children who attend preschool.

Description

Keywords

Tecnologias Funcionamento familiar Filhos pequenos dos 3 aos 10 anos Technologies Family functioning Small childrenappear within the families Among children from 3 to 10 years old

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue