Repository logo
 
Publication

Influência dos estilos educativos parentais e dos estereótipos de género na decisão vocacional de alunos no ensino secundário

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorAzevedo, Ângela Maria Pereira e Sá
dc.contributor.authorMoreira, Rita Silva Azevedo
dc.date.accessioned2022-04-19T11:35:03Z
dc.date.available2022-04-19T11:35:03Z
dc.date.issued2022-03-03
dc.date.submitted2021-12
dc.description.abstractO presente estudo investiga a relação entre os estilos educativos parentais, os estereótipos de género e a decisão vocacional nos alunos do ensino secundário. Neste sentido, de forma a realizar a recolha de dados, foi utilizado o Questionário de Estilos Educativos Parentais revisto - Q.E.E.P.-r. (Ducharne et al., 2006 adaptado por Cruz et al., 2018) para avaliar os estilos educativos parentais, e a escala de decisão vocacional Career Decision Scale (Osipow et al., 1979 adaptada por Taveira, 1997); ainda um questionário sociodemográfico, construído para o efeito. A amostra do estudo é composta por 71 participantes, 47 raparigas e 24 rapazes com idades compreendidas entre os 15 e os 18, a frequentar o 10.º, o 11.º e o 12.º ano de escolaridade. Os dados forma recolhidos numa instituição escolar pertencente ao concelho de Braga. Desta forma, analisando os resultados, não se conseguiu comprovar a existência de uma relação estatisticamente significativa entre a decisão vocacional e os estilos educativos parentais nem entre a decisão vocacional os estereótipos de género. Em relação aos estilos educativos parentais, não se verificou uma correlação estatisticamente significativa com o género, nem com a idade. No que toca aos estereótipos de género, foi encontrada uma correlação negativa e estatisticamente significativa ao nível do género. Relativamente à decisão vocacional, verificou-se uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre as habilitações literárias da mãe e a decisão vocacional, e uma correlação negativa e estatisticamente significativa entre as habilitações literárias da mãe e a indecisão vocacional. No lado oposto não se encontrou nenhuma correlação entre a decisão vocacional, o género e as habilitações literárias do pai.pt_PT
dc.description.abstractThe present study investigates the relationship between parental educational styles, gender stereotypes and vocational decision in high school students from scientific-humanistic courses. In this sense, in order to receive data, it was used in the Revised Parental Educational Styles Questionnaire - Q.E.E.P.-r. (Ducharne et al., 2006 adapted by Cruz et al., 2018) to assess parenting educational styles, and the career decision scale Career Decision Scale (Osipow et al., 1979 adapted by Taveira, 1997); also, a sociodemographic questionnaire, built for this purpose. The study sample is composed of 71 participants, 47 girls and 24 boys aged between 15 and 18, attending the 10th, 11th and 12th grades. Data were collected in a school institution belonging to the municipality of Braga. Thus, analyzing the results, it was not possible to prove the existence of a statistically significant relationship between the vocational decision and parental educational styles, nor between the vocational decision and gender stereotypes. Regarding to parenting styles, there was no statistically significant correlation with gender or age. With regard to gender stereotypes, a negative and statistically significant correlation was found at the gender level. Regarding the vocational decision, there was a positive and statistically significant correlation between the mother's educational qualifications and the vocational decision, and a negative and statistically significant correlation between the mother's educational qualifications and vocational indecision. On the opposite side, no correlation was found between the vocational decision and gender, nor with the father's educational qualifications.pt_PT
dc.identifier.tid202989011pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/37328
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEstilos educativos parentaispt_PT
dc.subjectEstereótipos de géneropt_PT
dc.subjectDecisão vocacionalpt_PT
dc.subjectEnsino secundáriopt_PT
dc.subjectParenting educational stylespt_PT
dc.subjectGender stereotypespt_PT
dc.subjectVocational choicept_PT
dc.subjectHigh schoolpt_PT
dc.titleInfluência dos estilos educativos parentais e dos estereótipos de género na decisão vocacional de alunos no ensino secundáriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202989011.pdf
Size:
702.98 KB
Format:
Adobe Portable Document Format