Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A capacidade de evocação verbal em pessoas com afasia : estudo comparativo sobre a produção de nomes e verbos em três contextos de produção verbal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
13977.pdf662.57 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

As dificuldades de evocação verbal encontram-se no centro das alterações verificadas em pessoas com afasia. Estudos anteriores centram-se essencialmente na análise quantitativa dos resultados obtidos em tarefas de nomeação, no entanto é questionável se os resultados neste tipo de prova reflectem efectivamente as competências de evocação verbal a nível do discurso. Este estudo teve como objectivos analisar a influência do contexto de produção verbal na capacidade de evocação de palavras (nomes e verbos) e a relação existente entre diferentes provas, assim como explorar a influência do tipo de afasia (não-fluente/fluente/sequelas) e do grau de gravidade da perturbação de linguagem ao nível desta capacidade. Foi realizada uma análise da produção de nomes e verbos em 13 pessoas com diagnóstico de afasia e sequelas de afasia em três provas: nomeação por confrontação visual, discurso semi-espontâneo e discurso espontâneo. Como medida foi utilizada a percentagem de Evocação de Palavras – Nomes e Verbos (%EPnomes e %EPverbos). Os resultados revelaram que existe influência do contexto na %EPnomes e %EPverbos, existindo significativamente melhores competências na produção de discurso espontâneo relativamente ao discurso semi-espontâneo e também no discurso espontâneo relativamente a tarefa de nomeação, não tendo sido encontradas diferenças significativas entre nomeação e discurso semi-espontâneo. Não foi confirmada a existência de relação entre prova de nomeação e discurso espontâneo nas medidas analisadas, nem entre o Quociente de Afasia e as medidas de evocação verbal. Também se confirmou influência do tipo de afasia. Conclui-se que uma prova de nomeação não consegue prever de forma robusta a capacidade de evocação no discurso, mais especificamente discurso espontâneo, sendo por isso relevante a análise das competências de evocação verbal neste contexto de produção verbal.
The difficulties of word retrieval are found in the core of changes observed in people with aphasia. Previous studies focused mainly on quantitative analysis of the results acquired in naming tasks, however it is questionable whether the results in this kind of proof reflect word retrieval in discourse. This study aims to analyze the influence of the context of verbal production in word retrieval (nouns and verbs) and the relationship between different tests, and also explore the influence of the type of aphasia (non-fluent/fluent/sequelae) and the severity of the language disorder in this ability. It was performed an analysis of the production of nouns and verbs in 13 people diagnosed with aphasia and sequelae of aphasia by employing the following tests: naming, semi-spontaneous speech and spontaneous speech. We’ve used the measure of percentage of Word Retrieval - Names and Verbs (%EPnomes and %EPverbos). The results revealed an influence of context in both EPnomes% and EPverbos%, with significantly better skills in the production of spontaneous speech than the semi-spontaneous speech and spontaneous speech relatively better than naming. The tests showed no significant differences between naming and semi-spontaneous speech. The existence of a relationship between the naming task and the spontaneous speech measures analyzed was not confirmed, nor the relationship between the Aphasia Quotient and measures of word retrieval. It was confirmed the influence of type of aphasia. The conclusion was that a naming test cannot strongly predict the word retrieval ability in speech, especially spontaneous speech, therefore being relevant the analysis of the skills of word retrieval for this context of verbal production

Description

Keywords

Evocação verbal Afasia Nomeação Discurso Quociente de afasia Word retrieval Aphasia Naming Speech Aphasia quocient

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue