Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Papel preditivo do distress psicológico e da impulsividade no transtorno de videojogos, numa amostra de jovens e adultos portugueses

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203015983.pdf631.49 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O transtorno de videojogos entende-se como o uso persistente e recorrente de videojogos, frequentemente com outros jogadores, que prejudica seriamente a qualidade de vida do indivíduo, surgindo frequentemente relacionado com o distress psicológico e a impulsividade. Devido à escassez de estudos no contexto nacional, o presente estudo visa explorar o papel preditivo do distress psicológico e da impulsividade no transtorno de videojogos, numa amostra de jovens e adultos portugueses. A amostra foi constituída por 267 sujeitos, com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos que preencheram um Questionário Sociodemográfico, a Escala de Transtorno de Videojogos, as Escalas de Ansiedade, Depressão e Stress e a Escala de Impulsividade de Baratt. Não foram encontradas diferenças significativas na escala de Transtorno de Videojogos em função do sexo, ainda que as pontuações médias sejam superiores no sexo masculino; não foram encontradas correlações estatisticamente significativas entre o Transtorno de Videojogos e a idade, ainda que os jovens adultos apresentam maiores pontuações na escala de TVJ. A depressão, a ansiedade e o stress foram positivamente associadas com o transtorno de videojogos. Verificou-se a existência de uma correlação positiva entre o número de horas despendidas a jogar e o Transtorno de Videojogos. A impulsividade correlaciona-se positivamente com o TVJ. Estes resultados, ainda que meramente exploratórios, dão conta da relação existente entre o distress psicológico, a impulsividade, o tempo despendido a jogar e o transtorno de videojogos na população portuguesa, enfatizando a necessidade do estudo aprofundado da temática considerando as suas implicações nos dias de hoje.
Video game disorder is understood as the persistent and recurrent use of video games, often with other players, which seriously impair the quality of life of the individual, often arising related to psychological distress and impulsivity. Due to the issue of studies in the national context, the present study explores the predictive role of psychological distress and impulsivity in video game disorder, in a sample of Portuguese youth and adults. The sample consisted of 267 subjects, aged between 18 and 40 years who completed a Sociodegraphic Questionnaire, the Video Game Disorder Scale, such as Anxiety, Depression and Stress Scales and the Baratt Impulsiveness Scale. No significant differences were found in the Video game Disorder scale as a function of gender, although as mean scores are higher in males; no statistically significant correlations were found between video game disorder and age, although young adults have higher scores on the Internet Game Disorder scale. Depression, anxiety and stress were positively associated with video game disorder. There was a positive correlation between the number of hours spent playing and video game disorder. An impulsivity correlates positively with Videogame disorder. These results, although merely exploratory, account for the relationship between psychological anguish, impulsivity, time spent playing and video game disorder in the Portuguese population, emphasizing the need of further studies and its implications nowadays.

Description

Keywords

Transtorno de videojogos Distress Depressão Ansiedade Stress Impulsividade Jovens Adultos Videogame disorder Distress Depression Anxiety Impulsivity Young Adult

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue