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A escola como palco de vida : uma reflexão sobre a participação no conselho consultivo de um infantário
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Estêvão, Carlos Alberto Vilar | |
dc.contributor.author | Correia, Ana Nélia Abreu Nóbrega | |
dc.date.accessioned | 2023-04-11T14:12:59Z | |
dc.date.available | 2023-04-11T14:12:59Z | |
dc.date.issued | 2022-11-17 | |
dc.date.submitted | 2022-07 | |
dc.description.abstract | O presente relatório tem como objetivo dar a conhecer a minha intervenção e participação, como educadora de infância, num órgão de gestão denominado – Conselho Consultivo- e qual o seu poder e reconhecimento como agente válido na dinâmica de um estabelecimento de primeira infância, na perspetiva do papel das famílias nos momentos de tomada de decisões. As relações escola-comunidade, em particular o envolvimento parental no processo educativo, têm estado envoltas em antagonismos paradoxais. Ao reconhecimento da importância da participação dos pais na escola, quer por via legislativa, quer por via discursiva dos mais variados quadrantes, não tem correspondido à prática sustentada da democratização das escolas, consagrantes de um envolvimento comunitário na organização e operacionalização dos seus projetos educativos. A escola e a família têm passado por profundas transformações ao longo da história. Estas mudanças acabam por interferir no papel que cada um exerce no processo educativo e na dinâmica de relação entre as mesmas. De uma forma introspetiva pretendo fazer uma abordagem às barreiras, ao envolvimento parental na escola, à realidade que se encontra nas diversas escolas a nível organizacional e evidenciar as potencialidades de uma efetiva participação dos pais e das comunidades na vida das escolas. | pt_PT |
dc.description.abstract | This report aims to show my intervention and participation, as a kindergarten teacher, in a management body called - Advisory Council - and what is its power and recognition as a valid agent in the dynamics of an early childhood establishment, from the perspective of the role of families in decision-making moments. School-community relations, particularly parental involvement in the educational process, have been shrouded in paradoxical antagonisms. The recognition of the importance of parental participation in school, either through legislation or discourse from various quarters, has not corresponded to the sustained practice of democratization of schools, enshrining a community involvement in the organization and operation of their educational projects. The school and the family have undergone profound changes throughout history. These changes end up interfering in the role each one plays in the educational process and in the dynamics of the relationship between them. In an introspective way, I intend to address the barriers to parental involvement in school, the reality found in different schools at the organizational level and highlight the potential of an effective participation of parents and communities in the life of schools. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203155807 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/40794 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Escola democrática | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento parental | pt_PT |
dc.subject | Parceria | pt_PT |
dc.subject | Poder | pt_PT |
dc.subject | Democratic school | pt_PT |
dc.subject | Parental involvement | pt_PT |
dc.subject | Partnership | pt_PT |
dc.subject | Power | pt_PT |
dc.title | A escola como palco de vida : uma reflexão sobre a participação no conselho consultivo de um infantário | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Organização Escolar | pt_PT |