Repository logo
 
Publication

Estratégias de captação de dadores de sangue. O papel disruptivo dos focus group em estudos de comunicação

dc.contributor.authorSimão, João
dc.contributor.authorSanto, Vanessa
dc.date.accessioned2022-09-12T09:50:45Z
dc.date.available2022-09-12T09:50:45Z
dc.date.issued2022-04-11
dc.description.abstractTendo em consideração o seu papel na prevenção de doenças e na promoção da saúde, a Comunicação em Saúde é essencial para o bem-estar, tanto a nível individual como comunitário (Nkanunye & Obiechina, 2017). Esta comunicação tem como principal objetivo aferir quais as estratégias e ações de comunicação mais eficazes no contexto da promoção da dávida de sangue junto da população jovem, com especial enfoque na comunicação desenvolvida pelo IPST, IP (Instituto Português do Sangue e Transplantação) no âmbito desta mesma promoção. Assim, para além da análise documental às diferentes campanhas de comunicação elaboradas pelo IPST, IP, foram efetuados Focus Group a jovens dadores e jovens não dadores de sangue, de forma a melhor se caracterizar esta realidade. Nesse sentido, é também objetivo deste trabalho demonstrar a importância que o Focus Group pode ter, enquanto instrumento de recolha dados em Comunicação (Jordan Civil Society Program, 2012; Bryman, 2012; Daymon e Holloway, 2011). Tendo como premissa a natureza interativa desta técnica, é importante explicar em que medida estamos a falar de uma técnica que nos permite recolher dados fiáveis para um estudo na área da Comunicação Estratégica, bem como um melhor entendimento do papel que esta técnica pode desempenhar. A opção por esta técnica de recolha de dados, por si só, já permitiu a recolha de informações diferentes e inovadoras, nomeadamente ao nível de motivações e possíveis constrangimentos à dávida de sangue, bem como a recolha de feedback a ações e campanhas de comunicação de comunicação do IPST. A par com a comunicação focada na informação, desmistificação e na criação de confiança, é também importante comunicar com o intuito de aumentar a consciência dos jovens sobre a necessidade da dádiva de sangue.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/38825
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectComunicação estratégicapt_PT
dc.subjectFocus grouppt_PT
dc.subjectMetodologiaspt_PT
dc.subjectCampanhas de comunicaçãopt_PT
dc.titleEstratégias de captação de dadores de sangue. O papel disruptivo dos focus group em estudos de comunicaçãopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.titleXII Congresso da SOPCOM: Comunicação & Disrupção, Desafios Culturais, Societais e Tecnológicospt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
48311478.pdf
Size:
137.65 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: