Repository logo
 
Publication

Estudar e aprender em instituições de acolhimento: o papel de variáveis individuais e contextuais

dc.contributor.authorOliveira, Catarina
dc.contributor.authorRocha, Inês
dc.contributor.authorTrigo, Luísa Ribeiro
dc.date.accessioned2017-11-09T16:34:17Z
dc.date.available2017-11-09T16:34:17Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractA literatura recente tem apontado a existência de fragilidades, ao nível escolar e da aprendizagem, nas crianças e jovens que se encontram em situação de acolhimento institucional. O objetivo desta investigação foi analisar e compreender os processos de estudo e aprendizagem em instituições de acolhimento, de crianças e jovens do 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário, examinando o papel de variáveis individuais e contextuais nos processos de autorregulação da aprendizagem. A amostra incluiu 248 jovens acolhidos em 20 lares de infância e juventude da zona norte de Portugal. Os instrumentos consistiram numa Ficha de Dados Pessoais e Académicos, no Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (Rosário et al., 2010) e numa Ficha de Caracterização da Instituição. Os resultados evidenciaram diferenças significativas na autorregulação da aprendizagem em função do género e do histórico de retenções, realçando também a importância da autoeficácia, valorização da aprendizagem e aspirações educacionais. O local e o tempo de estudo, assim como as dificuldades em estudar relatadas pelos participantes, mostraram-se relevantes nos processos de autorregulação da aprendizagem A dimensão da instituição não assumiu relevância. São discutidas as implicações destes resultados na promoção de uma melhor educação e aprendizagem nos contextos de acolhimento institucional.pt_PT
dc.description.abstractThe recent literature has pointed out the existence of fragilities, in the school and learning dimensions, in children and young people in residential care. The current study aimed to analyse and understand the processes of studying and learning in institutions, of 2nd and 3rd cycle and secondary students, examining the role of individual and contextual variables on self-regulated learning processes. The sample included 248 children and young people living in 20 residential care settings from the north of Portugal. The instruments were the following: a personal and academic data instrument, the Inventory of Self-Regulated Learning Processes (Rosário et al., 2010), and an instrument of characterization of the institution. Results showed significant differences in the self-regulated learning, according to gender and grade retention, also emphasizing the importance of self-efficacy, value of learning, and educational aspirations. The study site and study time, as well as the reported difficulties in studying, were relevant in the self-regulated learning processes. The size of the institution did not assume relevance. Implications of these results in promoting better education and learning in residential care contexts are discussed.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34632/investigacaoeducacional.2015.3415
dc.identifier.issn1645-4006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/23326
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectEstudar e aprenderpt_PT
dc.subjectInstituições de acolhimentopt_PT
dc.subjectAutorregulação da aprendizagempt_PT
dc.subjectVariáveis individuais e contextuaispt_PT
dc.titleEstudar e aprender em instituições de acolhimento: o papel de variáveis individuais e contextuaispt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage185
oaire.citation.issue15
oaire.citation.startPage159
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacional
person.familyNameRibeiro
person.givenNameLuísa
person.identifier622242
person.identifier.ciencia-idE210-C9EB-ADDF
person.identifier.orcid0000-0001-9056-7737
person.identifier.ridD-9591-2015
person.identifier.scopus-author-id35605044400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication308a4994-cb0f-4ee7-a3a6-40b741ab0227
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery308a4994-cb0f-4ee7-a3a6-40b741ab0227

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
52473067.pdf
Size:
156.39 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: