dc.contributor.editor | Palmeirão, Cristina | |
dc.contributor.editor | Alves, José Matias | |
dc.date.accessioned | 2024-06-25T14:05:29Z | |
dc.date.available | 2024-06-25T14:05:29Z | |
dc.date.issued | 2024-05 | |
dc.description.abstract | Poder-se-á afirmar que a coletânea de textos construídos por uma diversidade de autores, trabalhando em diferentes contextos, se constitui como um horizonte de possibilidade de renovação das práticas educativas. E isto porque a avaliação externa pressupõe uma autoavaliação participada que aconselha a revisitar (e responder) 4 questões fundamentais: i) como é que a organização educativa de vê a si própria nos modos de planear, executar, monitorizar e avaliar a ação educativa; ii) de que forma as lideranças criam dinâmicas de autoconhecimento, inovação e melhoria, iii) como se garante a qualidade educativa para todos os alunos e se contribui para o desenvolvimento da comunidade educativa e iv) como têm evoluído os resultados académicos e sociais dos alunos. Através de contributos plurais, temos acesso a uma diversidade de perspetivas que convocam a avaliação externa como dispositivo de ao serviço do enriquecimento das práticas educativas. Como referem os organizadores da edição, uma escola mais inclusiva passa “pela construção e desenvolvimento de comunidades profissionais de aprendizagem que fazem do “ofício” de fazer aprender todos os alunos um imperativo ético e um compromisso inalienável”. E este imperativo e este compromisso só é atingível através de dinâmicas de autognose, metamorfose e melhoria dos processos e resultados. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.34632/9789725410356 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 9789725410356 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/45596 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Católica Editora | pt_PT |
dc.relation.ispartofseries | Estudos de Educação; | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.title | Avaliação externa das escolas TEIP: transformação e melhoria | pt_PT |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | book | pt_PT |