Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.62 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
It is commonly held that the Arctic Ocean and Arctic routes, presents an alternative to the traditional shipping routes through the Suez- and Panama- Channel, which is less time and cost consuming. This thesis strives to uncover weather or not this is the case by assessing the environmental developments, the distance and time characteristics of each defined route, as well as the individual costs associated with each route. The results from the alternative Arctic routes are then compared with the traditional routes. The results show that, though the distance between most of the ports of departure and arrival are in most cases shorter or considerable shorter, in extent presenting a decrease in the voyage time. Current sea ice conditions on the other hand only allow for the commercial shipping operations along the Northern Sea Route (NSR). The cost comparison proves that the NSR only become profitable with the implementation of the know industry practise of slow speed. The result is important as it has the prospective possibility to alter the commercial shipping traffic around the world, connecting major parts of the world with a less costly and faster way of trade.
É geralmente aceite que o Oceano Ártico e as rotas do Ártico, constituem uma alternativa às rotas de navegação tradicionais, através dos canais do Suez e do Panamá, por serem menos despendiosas em termos de tempo e custos. Esta tese procura aferir da vericidade dessa suposição através da avaliação dos progressos ambientais, da distância e do tempo de cada uma das rotas definidas, assim como dos custos individuais associados com cada rota. Os resultados das rotas alternativas do Ártico são depois comparados com os custos das rotas tradicionais mostrando que no primeiro caso a distância entre os portos de partida e chegada é na maioria dos casos inferior ou consideravelmente inferior, resultando numa diminuição no tempo de viagem. Por outro lado, as condições actuais do gelo marítimo permitem apenas as operações ao longo da rota do Mar do Norte (NSR). A comparação de custos mostra que a NSR apenas se tornará lucrativa com a implementação da conhecida prática de navegação em slow speed. Os resultados são importantes uma vez que ilustram o potencial que estas rotas tem de alterar o tráfego comercial marítimo mundial, ligando a maior parte dos portos de forma mais barata e rápida.
É geralmente aceite que o Oceano Ártico e as rotas do Ártico, constituem uma alternativa às rotas de navegação tradicionais, através dos canais do Suez e do Panamá, por serem menos despendiosas em termos de tempo e custos. Esta tese procura aferir da vericidade dessa suposição através da avaliação dos progressos ambientais, da distância e do tempo de cada uma das rotas definidas, assim como dos custos individuais associados com cada rota. Os resultados das rotas alternativas do Ártico são depois comparados com os custos das rotas tradicionais mostrando que no primeiro caso a distância entre os portos de partida e chegada é na maioria dos casos inferior ou consideravelmente inferior, resultando numa diminuição no tempo de viagem. Por outro lado, as condições actuais do gelo marítimo permitem apenas as operações ao longo da rota do Mar do Norte (NSR). A comparação de custos mostra que a NSR apenas se tornará lucrativa com a implementação da conhecida prática de navegação em slow speed. Os resultados são importantes uma vez que ilustram o potencial que estas rotas tem de alterar o tráfego comercial marítimo mundial, ligando a maior parte dos portos de forma mais barata e rápida.
Description
Keywords
Global warming Sea ice Arctic shipping routes Cost comparison Time comparison Commercial viability Aquecimento global Gelo marinho Rotas de navegação do Ártico Comparação de custos Comparação de tempos Viabilidade comercial