Repository logo
 
Publication

O reflexo de Robert Altman e de Martin Scorsese no cinema de Paul Thomas Anderson

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCapucho, Carlos Alberto Barroso
dc.contributor.authorGonçalves, Gesiane Vieira Matos
dc.date.accessioned2022-08-05T09:37:22Z
dc.date.available2023-02-15T01:30:31Z
dc.date.issued2022-06-06
dc.date.submitted2022-02
dc.description.abstractNa história do cinema podemos considerar, mesmo nos seus tempos mais primitivos, o pioneirismo de muitos realizadores que marcaram e modificaram a linguagem do cinema mundial. Desta forma, observamos no cinema contemporâneo a influência cinematográfica de muitas obras do passado, ainda que as possibilidades tecnológicas estejam completamente inseridas nas criações atuais. Dentro das mudanças ocorridas em todo o percurso do cinema, assim como todos os acontecimentos revolucionários que permitiram a evolução desta arte, a presença da influência artística levanta algumas questões sobre a originalidade e técnicas utilizadas na criação dos filmes. O realizador como artista utiliza a sua criatividade e ideias fílmicas estruturadas de uma forma única num processo de união das partes que resulta em trabalhos inovadores. O presente estudo tem como principal objetivo a reflexão do cinema como forma de arte e as linhas de influências artísticas do passado. Entretanto, refletir sobre a influência cinematográfica implica em perceber as referências inseridas em algumas obras como forma de seguir um padrão artístico ou de facto o cinema contemporâneo está assente na imitação. Este trabalho baseia-se em estudos bibliográficos, filmográficos e análise empírica e propõe a observação de registos fílmicos provenientes de obras dos realizadores Robert Altman e Martin Scorsese contextualizadas no cinema do realizador norteamericano Paul Thomas Anderson. A investigação assenta na existência da influência artística cinematográfica com base no argumento de E.H. Gombrich no livro A História da Arte (2006) que enfatiza os processos criativos dos artistas e suas influências, assim como no livro Art and Illusion (2000) do mesmo autor, que defende a influência artística como um esquema seguido de correção.pt_PT
dc.description.abstractIn the History of Cinema we can consider, even in its most ancient times, the pioneering spirit of many directors who left their marks and changed the language of world cinema. Therefore, we observe in contemporary cinema the cinematographic influence of many past works, even if the technological possibilities are fully embraced in today's creations. The presence of the artistic influence, within the changes occurred in cinema, as well as all revolutionary events which allowed for the evolution of the seventh art, raises questions about originality and the techniques used in creation of motion pictures. The director as an artist, uses his or her creativity and ideas structured in an unique way, in a process of bringing together the parts which result in innovative works. The main objective of this thesis is the reflection around cinema as an art form and the artistic influencing lines of the past. Nevertheless, reflecting about the cinematographic influence requires understanding the references inserted in some works as a way of following an artistic standard or considering the possibility that contemporary cinema is based on imitation. This thesis is based on bibliographic and cinematographic studies, and empirical analysis, and proposes the observation of film records from the works of Robert Altman and Martin Scorcese contextualised in the works of American director Paul Thomas Anderson. This investigation takes support in the existence of cinematographic artistic influence as stated by E. H. Gombrich in his book The Story of Art (2006) which emphasises the creative processes of artists and their influences, as well as in the book Art and Illusion (2000) by the same author, who defends the artistic influence as a process followed by correction.pt_PT
dc.identifier.tid203031784pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/38526
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInfluência cinematográficapt_PT
dc.subjectRobert Altmanpt_PT
dc.subjectMartin Scorsesept_PT
dc.subjectPaul Thomas Andersonpt_PT
dc.subjectCinemapt_PT
dc.subjectRealizadorespt_PT
dc.subjectArtept_PT
dc.subjectCinematographic influencept_PT
dc.subjectDirectorspt_PT
dc.subjectArtpt_PT
dc.titleO reflexo de Robert Altman e de Martin Scorsese no cinema de Paul Thomas Andersonpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203031784.pdf
Size:
8.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203031784.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: