Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Influência das crenças e práticas da literacia familiar, no desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano de escolaridade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação de Mestrado Filipa Gonçalves.pdf625.93 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo teve como objetivo principal perceber de que forma as crenças e práticas de literacia familiar, influenciam o desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano do 1º ciclo de escolaridade. Para alcançar este objetivo, realizou-se um estudo quantitativo, do tipo correlacional transversal, com uma amostra constituída por 45 crianças do 1º ano de escolaridade e os seus pais (45 mães e 41 pais. Para avaliar as competências linguísticas das crianças foi utilizado o Teste de Identificação de Competências Linguísticas (T.I.C.L.; Viana, 2004). O Questionário sobre práticas de literacia Familiar (Mata, 2002) e o Questionário de crenças dos progenitores sobre o processo de aprendizagem da leitura e escrita (Mata, 2002) foram utilizados para avaliar as práticas e as crenças de literacia familiar, respetivamente. Foi também utilizado um Questionário Sociodemográfico. Os resultados deste estudo indicam que variáveis sociodemográficas da criança, como o género e o tipo de ensino frequentado, estavam relacionadas com as práticas de literacia familiar, crenças parentais sobre a literacia e competências linguísticas da criança. Foram ainda encontradas diferenças significativas nas crenças parentais em função da existência de irmãos, e uma relação entre a escolaridade materna e as práticas de literacia familiar. As crenças parentais mostraram ainda estar negativamente relacionadas com as competências linguísticas da criança. Este estudo veio contribuir para a literatura existente sobre este tema, considerando tanto as crenças parentais como as suas práticas de literacia familiar, sugerindo que se tratam de construtos distintos, não necessariamente relacionados.
The main aim of this study was to understand how the beliefs and practices of family literacy influence the development of literacy in children of the first year of the first cycle of education. To achieve this objective, a quantitative cross-sectional correlational study was conducted, with a sample of 45 first-grade children and their parents (45 mothers and 41 fathers). To assess children’s language skills, the Teste de Identificação de Competências Linguísticas (T.I.C.L.; Viana, 2004) was used. The Questionário sobre práticas de literacia Familiar (Mata, 2002) and the Questionário de crenças dos progenitores sobre o processo de aprendizagem da leitura e escrita (Mata, 2002) were used to assess practices and beliefs regarding family literacy. In addition, a Sociodemographic Questionnaire was used. The results of this study showed that children's sociodemographic variables, such as gender and type of education attended, were related to family literacy practices, parental beliefs about children's literacy, and children’s language skills. Significant differences in parental beliefs were also found, according to the existence of siblings, and a relationship between maternal education and family literacy practices. A Parents’ beliefs were also negatively related with children's language skills. This study came to contribute to the existing literature about this theme, considering both parents’ beliefs and their practices of family literacy, suggesting that these are distinct constructs, not necessarily related.

Description

Keywords

Práticas de literacia familiar Crenças Competências linguísticas Literacia familiar Practices of family literacy Beliefs Linguistic competences Family literacy

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue