Repository logo
 
Publication

Aquiles e Políxena em As Troianas de Hélia Correia e Jaime Rocha: time e kleos no masculino e no feminino

dc.contributor.authorLopes, Maria José Ferreira
dc.date.accessioned2024-03-01T17:49:26Z
dc.date.available2024-03-01T17:49:26Z
dc.date.issued2023-11-22
dc.description.abstractEm As Troianas (2018), Hélia Correia e Jaime Rocha reescrevem o rescaldo da queda de Troia, abordando como episódios centrais a repartição dos troféus femininos e os sacrifícios de Políxena e Astíanax. A evidente inspiração em Eurípides é permeada por opções originais, e expressa com uma vivacidade por vezes cómica, assente na mescla de coloquialidade e lirismo. O protagonismo dos dois Eácidas e a obsessiva evocação, por parte do jovem Pirro, dos feitos do pai em sucessivas discussões com Agamémnon torna pertinente um paralelo com Troianas, de Séneca. A obra do estoico explora o contraste entre a brutalidade egoísta de Aquiles e seu filho, e a moderação preconizada por um Agamémnon mais humanizado. Ainda assim, este vê-se obrigado a obedecer aos caprichos divinos, transmitidos pelo insensível Calcas. O Pirro de Hélia Correia e Jaime Rocha é contraditório – brutal com Políxena, mas empenhado na sobrevivência da família de Heitor – e assim moderno. Hélia Correia e Jaime Rocha continuam a denunciar os horrores da “guerra e os seus entusiasmos” vãos, que perpetuam um modelo heroico bárbaro (Perdição – Exercício sobre Antígona, p. 4036): logo no prólogo, através de um inovador coro de lobos, que expõe a cíclica autodestruição dos humanos como absurda violação das leis da Natureza; e sobretudo, ao longo da peça, pela exposição da fúria bárbara e imoral de Aquiles, que intervém como espectro para impor a supremacia da Morte sobre a Vida. A condição de vítima excecional de Políxena possibilita o enquadramento da sua resistência no âmbito da temática feminista, já presente nas peças anteriores de Hélia Correia. Além da análise do modo como As Troianas de Hélia Correia e Jaime Rocha aproveitaram e inovaram as criações da Antiguidade – sobretudo as citadas –, será evidenciada a absoluta atualidade das reflexões do passado sobre o impacto da guerra e o heroísmo no feminino.pt_PT
dc.description.abstractIn As Troianas (2018), Hélia Correia and Jaime Rocha rewrite the aftermath of the fall of Troy, addressing as central episodes the distribution of female trophies and the sacrifices of Polyxena and Astyanax. The clear inspiration on Euripides is permeated by original options, and expressed with a sometimes comic vivacity, based on a mixture of colloquiality and lyricism. The prominence of the two Aeacids, and Pyrrhus’ obsessive evocation of his father’s deeds in successive arguments with Agamemnon, suggest a parallel with Seneca’s The Trojan Women. The Stoic’s play explores the contrast between the selfish brutality of Achilles and his son, and the moderation advocated by a more humanised Agamemnon. However, the king is forced to obey the whims of the gods, transmitted by the insensitive Calchas. Hélia Correia and Jaime Rocha’s Pyrrhus is contradictory – brutal with Polyxena but committed to the survival of Hector’s family –, and thus modern. The authors continue to expose the horrors of “war and its enthusiasms” (Perdição – Exercício sobre Antígona, p. 40), which perpetuate a barbaric heroic model: in the prologue, through an innovative chorus of wolves, who present the cyclical human self-destruction as an absurd violation of the laws of Nature; and above all, throughout the play, by exposing the barbaric and immoral rage of Achilles, who intervenes as a spectre to impose the supremacy of Death over Life. Polyxena’s status of exceptional victim places her resistance within the feminist theme, already present in Hélia Correia’s previous plays. In addition to the analysis of how As Troianas by Hélia Correia and Jaime Rocha drew inspiration from and innovated the creations of Antiquity – especially those mentioned above –, the absolute relevance of past reflections on the impact of war and heroism on women will be highlighted.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34624/FB.V0I19.34810pt_PT
dc.identifier.issn1645-927X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/44120
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTimept_PT
dc.subjectKleospt_PT
dc.subjectPolíxenapt_PT
dc.subjectGuerrapt_PT
dc.subjectHomempt_PT
dc.subjectMulherpt_PT
dc.subjectPolyxenapt_PT
dc.subjectWarpt_PT
dc.subjectManpt_PT
dc.subjectWomanpt_PT
dc.titleAquiles e Políxena em As Troianas de Hélia Correia e Jaime Rocha: time e kleos no masculino e no femininopt_PT
dc.title.alternativeAchilles and Polyxena in As Troianas, by Hélia Correia and Jaime Rocha: male and female time and kleospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage255pt_PT
oaire.citation.issue19pt_PT
oaire.citation.startPage237pt_PT
oaire.citation.titleForma Brevept_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
90276044.pdf
Size:
2.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: