Repository logo
 
Publication

Crise da educação como crise da razão pública

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg16:Paz, Justiça e Instituições Eficazes
dc.contributor.authorBartolomei, Teresa
dc.date.accessioned2025-03-19T16:55:23Z
dc.date.available2025-03-19T16:55:23Z
dc.date.issued2025-01
dc.description.abstractO texto questiona se a crise da educação (isto é, do Pacto Educativo, na formulação dada pelo magistério pontifício) deve ser considerada como um aspeto constitutivo da crise da tradição que caracteriza, em geral, as sociedades de massa contemporâneas. Nenhuma resposta setorial de carácter exclusivamente pedagógico, por mais bem intencionada e reflexivamente bem elaborada que seja, pode ultrapassar o impasse no processo de transmissão transgeracional de códigos culturais - éticos e simbólicos - que se tem vindo a registar, cada vez mais, em todo o mundo. Para encontrar uma solução é antes necessário identificar as causas da atual crise generalizada da razão pública, isto é, as causas da desconfiança no poder normativo da racionalidade, e trabalhar no sentido da sua reconstrução, procurando evidenciar e corrigir o papel culturalmente distorcivo do primado funcional da racionalidade técnico-produtiva, inerente à própria modernidade enquanto tradição ainda preponderante a nível global. A descontinuidade com as autocontradições da modernidade torna-se assim a condição para salvar o seu núcleo normativo e, a partir da esfera educativa, reabilitar uma razão pública, uma razão intersubjetivamente vinculante de sentido, sem a qual não pode haver convivência livre, justa e pacífica.por
dc.description.abstractThe text questions whether the crisis of education (that is, of the educational pact, in the formulation given by the pontifical magisterium) should be considered as a constitutive aspect of the crisis of tradition that characterizes, in general, contemporary mass societies. No sectoral response of an exclusively pedagogical nature, however well-intentioned and reflexively well-designed, can overcome the impasse in the process of transgenerational transmission of cultural codes - ethical and symbolic - that has been increasingly occurring throughout the world. world. To find a solution, it is first necessary to identify the causes of the current widespread crisis of public reason, that is, the causes of distrust in the normative power of rationality, and work towards its reconstruction, seeking to highlight and correct the culturally distorting role of functional primacy of technical-productive rationality, inherent to modernity itself as a tradition that is still predominant at a global level. The discontinuity with the self-contradictions of modernity thus becomes the condition to save its normative core and, from the educational sphere, rehabilitate a public reason, an intersubjectively binding reason of meaning, without which there can be no free, fair and peaceful coexistence. peaceful.eng
dc.identifier.doi10.1590/2965-1557.037.e202531967
dc.identifier.eid85217128345
dc.identifier.issn2965-1557
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/52784
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectRazão pública
dc.subjectCrise da educação
dc.subjectCrise da tradição
dc.subjectCrise da autoridade
dc.subjectRawls
dc.subjectHabermas
dc.subjectPublic reason
dc.subjectEducation crisis
dc.subjectCrisis of tradition
dc.subjectCrisis of authority
dc.titleCrise da educação como crise da razão públicapor
dc.title.alternativeEducation crisis as a crisis of public reasoneng
dc.typeresearch article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRevista de Filosofia: Aurora
oaire.citation.volume37
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameBartolomei
person.givenNameTeresa
person.identifier.ciencia-idFD13-D216-C0FF
person.identifier.orcid0000-0003-3209-0461
relation.isAuthorOfPublicationdc3e2f6d-d8e6-4832-a8b3-4f8a86c89be7
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydc3e2f6d-d8e6-4832-a8b3-4f8a86c89be7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
115280577.pdf
Size:
760.41 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: