Repository logo
 
Publication

Aprendizagem e bem-estar. O legado da Lição do Silêncio de Montessori

dc.contributor.authorAraújo, Alberto Filipe
dc.contributor.authorAraújo, Joaquim Machado de
dc.date.accessioned2023-11-25T18:32:18Z
dc.date.available2023-11-25T18:32:18Z
dc.date.issued2023-11-06
dc.description.abstractA literatura sobre o silêncio realça a sua importância para a atenção e a escuta. O tema tem sido abordado sobretudo na dimensão comunicacional, na relação interpessoal e no conhecimento intrapessoal, como fenómeno ora positivo ora negativo, numa pluralidade de formas e funções. Na área educacional, destaca-se a Lição do Silêncio de Maria Montessori, cuja análise visa compreender a conceção e níveis de silêncio na pedagogia montessoriana e as condições de êxito da exercitação do silêncio interior pelas crianças, bem como refletir sobre a relevância atual da sua proposta numa escola focada na aprendizagem e no bem-estar. O estudo hermenêutico identifica conceitos, como ordem, imobilidade, atividade espontânea, liberdade e disciplina, que dão sentido ao silêncio pedagógico. A Lição do Silêncio compreende caraterísticas dos exercícios de silêncio com vista ao desenvolvimento da acuidade educativa e à adoção de uma atitude de meditação, assim como assinala conexões com atuais práticas de mindfulness com vista à promoção do bem-estar das crianças. O estudo realça ainda a abertura da proposta de Montessori para uma via mais profunda de silêncio favorecedora da elevação espiritual como parte da formação integral.pt_PT
dc.description.abstractThe literature on silence emphasizes the importance of silence for attention and listening. The theme has been addressed mainly in the communicational dimension, in interpersonal relationships and in intrapersonal knowledge, as a sometimes positive and sometimes negative phenomenon, in a plurality of forms and functions. In the educational arena, the Lesson in Silence by Maria Montessori stands out. In this paper we aim to understand the conception and levels of silence in Montessorian pedagogy and the conditions for success in the exercise of inner silence by children, as well as to reflect on the current relevance of its place in a school focused on learning and well-being. This study hermeneutic attempts to identify concepts (order, immobility, spontaneous activity, freedom, discipline) that give meaning to pedagogical silence, to highlight characteristics of the exercises of silence with a view to the development of educational acuity and the adoption of a meditation attitude, as well as pointing out connections with current mindfulness practices aimed at promoting children’s well-being. It also attempts to highlight the openness of Montessori’s proposal for a deeper path of silence that favours spiritual elevation as part of integral formation.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.24140/issn.1645-7250.rle60.01pt_PT
dc.identifier.eid85176452300
dc.identifier.issn1645-7250
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/43189
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSilêncio interiorpt_PT
dc.subjectDisciplinapt_PT
dc.subjectElevação espiritualpt_PT
dc.subjectInner silencept_PT
dc.subjectDisciplinept_PT
dc.subjectSpiritual elevationpt_PT
dc.titleAprendizagem e bem-estar. O legado da Lição do Silêncio de Montessoript_PT
dc.title.alternativeLearning and well-being. The Legacy of Montessori’s Lesson in Silencept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage29pt_PT
oaire.citation.issue60pt_PT
oaire.citation.startPage15pt_PT
oaire.citation.titleRevista Lusófona de Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume60pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
89102314.pdf
Size:
161.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: