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Advisor(s)
Abstract(s)
The luxury employees’ roles face a gap. Previous literature examines the importance of
employees’ roles in the luxury field. However, when it comes to the influence of digital roles,
it was formerly studied, but not in the luxury setting. This thesis examines how digitalization
influence the employees’ roles to create a luxury experience. To answer my research question,
I conducted a comparative case study on four companies: Versace, Gucci, Loja das Meias and
Josefinas. My findings show that employees’ roles are not only “enablers”, “innovators”,
“differentiators” and “coordinators”, but also “educators”, “personal shopper” and
“clienteling”. Moreover, my results show that the digital augmentation role influences
“enabler”, “coordinator”, and “innovator” roles and the digital network facilitator role affects
the other employees’ roles.
Os papéis dos empregados de luxo enfrentam uma lacuna. A literatura anterior examina a importância dos papéis dos empregados no campo do luxo. No entanto, quando se trata da influência dos papéis do digital, anteriormente foi estudada, mas não no âmbito do luxo. Esta tese examina como a digitalização influencia os papéis dos empregados de modo a criar uma experiência de luxo. Para responder à minha questão de pesquisa, conduzi um estudo de caso comparativo sobre empresas com diferentes modelos de negócio: Versace, Gucci, Loja das Meias e Josefinas. As minhas conclusões propõem que os papéis dos empregados não são apenas "facilitadores", "inovadores", "diferenciadores" e "coordenadores", mas também "educadores", "personal shopper" e "clienteling". Os meus resultados mostram que a função do digital de assistir os empregados influencia as funções de "facilitador", "coordenador" e "inovador". A função do digital de facilitador de interações afeta as funções dos empregados de loja.
Os papéis dos empregados de luxo enfrentam uma lacuna. A literatura anterior examina a importância dos papéis dos empregados no campo do luxo. No entanto, quando se trata da influência dos papéis do digital, anteriormente foi estudada, mas não no âmbito do luxo. Esta tese examina como a digitalização influencia os papéis dos empregados de modo a criar uma experiência de luxo. Para responder à minha questão de pesquisa, conduzi um estudo de caso comparativo sobre empresas com diferentes modelos de negócio: Versace, Gucci, Loja das Meias e Josefinas. As minhas conclusões propõem que os papéis dos empregados não são apenas "facilitadores", "inovadores", "diferenciadores" e "coordenadores", mas também "educadores", "personal shopper" e "clienteling". Os meus resultados mostram que a função do digital de assistir os empregados influencia as funções de "facilitador", "coordenador" e "inovador". A função do digital de facilitador de interações afeta as funções dos empregados de loja.
Description
Keywords
Digitalization Luxury Frontline employee roles Sales assistants Luxury experience Employee-customer relationship Fashion Clienteling Digitalização Luxo Assistentes de venda Experiência do luxo Relação empregado-cliente Moda
