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A resistência à televisão em Portugal

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Abstract(s)

A televisão sempre se assumiu como um meio de comunicação privilegiado para o consumo de informação e entretenimento, acolhendo uma enorme popularidade em todo o mundo. E ainda hoje se confirma a sua centralidade no ecossistema mediático português. Contudo, nem todas as pessoas a consomem massivamente. Embora a televisão seja um meio poderoso e dominante, há pessoas que lhe resistem. É neste sentido que se procura estudar a resistência à televisão, que consiste na sua não utilização, ou melhor dizendo, no seu não consumo ou consumo moderado ou seletivo. Seguindo um suporte teórico sobre a receção aos dispositivos tecnológicos, o novo ambiente comunicacional e a não utilização e não utilizadores de meios de comunicação, procura-se compreender o que é a resistência à televisão, como se manifesta e o que a fundamenta. Através da realização de um inquérito por questionário e de grupos de foco a quem não vê ou vê poucos conteúdos televisivos, que visaram conhecer aprofundadamente a relação dos participantes com a televisão, chegaram-se a três tipos: os desinteressados, os resistentes e os desiludidos.
Television has always been a privileged medium for the consumption of information and entertainment, enjoying enormous popularity all over the world. Even today its centrality in the portuguese media ecosystem is confirmed. However, not all people consume it massively. Although television is a powerful and dominant medium, there are people who resist it. In this sense, the aim is to study television resistance, which consists of its nonuse, or rather, its non-consumption or moderate or selective consumption. Following a theoretical framework on the reception of technological devices, the new communication environment and the non-use and non-users of media, the goal is to understand what television resistance is, how it manifestsitself and what motivatesit. Through an online survey and focus groups to those who don´t watch or watch little television content, in order to deeply understand the participants' relationship with television, we arrive and distinct three types: the disinterested, the resistant and the disillusioned.

Description

Keywords

Resistência aos meios de comunicação Televisão Não utilização Não consumo Media resistance Television Non-use Non-consumption

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